Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

TEMA MEIO AMBIENTE REALIZA DESMOBILIZAÇÃO DE TANQUES EM BRASÍLIA

TEMA MEIO AMBIENTE REALIZA DESMOBILIZAÇÃO DE TANQUES EM BRASÍLIA

Saiba mais sobre: TEMA MEIO AMBIENTE REALIZA DESMOBILIZAÇÃO DE TANQUES EM BRASÍLIA

Buscando impossibilitar eventuais vazamentos e contaminação do solo, alguns cuidados devem ser considerados na retirada de tanques de combustível, que pode acontecer quando ocorre a desativação da planta onde os tanques se encontram ou quando seu tempo de vida útil está próximo do vencimento, podendo ser realizado de 02 formas, sendo:

  • Remoção: quando não implica no encerramento de suasatividades;
  • Desmobilização: quando todos os equipamentos dos sistemas de armazenamento e abastecimento são removidos dos locais em decorrência do encerramento das atividades de armazenamento dos combustíveis ou encerramento das atividades no local.

Esses tanques podem armazenar combustíveis, produtos químicos e outras substâncias potencialmente poluidoras do solo e água subterrânea.

Tendo isso em vista, para uma correta desmobilização dos tanques, é ideal realizar uma investigação sobre passivo ambiental de acordo com procedimentos previamente estabelecidos pela CETESB, a qual identifica quantidades ou concentrações de substâncias e resíduos no solo e água subterrânea que possam causar riscos à saúde dos seres vivos e meio ambiente.

Essa investigação deve ser realizada a partir do tipo de sistema implantado no estabelecimento, uma vez que os tipos de tanque - subterrâneos ou aéreos, viabilizam diferentes formas de contaminação.

Fazem parte do procedimento: a coleta de dados (características, condição atual e histórico do tanque) e a medição de gases de uma porção do solo (teste cava), que tem como objetivo verificar as condições ao entorno das cavas em que os tanques se disponibilizavam.

No Anexo VI - Procedimento para Remoção de Tanques e Desmobilização de Sistema de Armazenamento e Abastecimento de Combustíveis, emitido pelo órgão ambiental do estado de São Paulo (CETESB), é possível identificar todas as etapas e orientações para esse procedimento.

Vale lembrar que a melhor forma de evitar quaisquer problemas é realizando a manutenção adequada do tanque e, quando necessário, buscar a ajuda de um profissional para a correta desmobilização dos tanques.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×