Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Conheça a importância e saiba como contribuir para a recuperação dos ecossistemas

Conheça a importância e saiba como contribuir para a recuperação dos ecossistemas

Saiba mais sobre: Conheça a importância e saiba como contribuir para a recuperação dos ecossistemas

De reflorestamento até gestão de resíduos sólidos, conheça as principais ações para a recuperação dos ecossistemas

A recuperação dos ecossistemas é urgente para garantir a estabilidade no regime de chuvas, cheias de rios, biodiversidade de fauna e flora, além de limpeza do ar, redução de alagamentos e poluição visual e sonora.

Para se ter uma ideia, o Brasil registra uma taxa de urbanização de 81% no período entre 1960 e 2000, de acordo com dados divulgados pela Fundação Instituto de Administração - FIA.

Esse número preocupa, justamente, porque as cidades brasileiras cresceram vertiginosamente e sem um planejamento urbanístico equilibrado, que integra natureza e infraestrutura.

Além disso, ainda existe o problema da poluição, que matou mais de 100 mil pessoas no Brasil em 2015, segundo relatório publicado pela revista científica The Lancet e divulgado pela BBC Brasil.

Diante destes dados, é evidente a necessidade da recuperação dos ecossistemas, que, inclusive, é indicada pela Organização das Nações Unidas - ONU como assunto prioritário para a próxima década.

Por isso, preparamos esse conteúdo sobre como contribuir para a reabilitação do meio ambiente. Acompanhe a seguir!

Saiba como contribuir para a recuperação dos ecossistemas

Recuperação de florestas

Um dos principais passos para a recuperação dos ecossistemas é o reflorestamento, que é o plantio de diversas espécies em locais em que existia vegetação, mas foi destruída pelo ser humano.

Nesse sentido, o Brasil domina as técnicas de restauração e, entre 2011 e 2015, restaurou aproximadamente 700 mil hectares apenas na Mata Atlântica.

Descentralização da gestão da água

Já a descentralização da gestão da água também é importante para a recuperação dos ecossistemas, pois restaura os ciclos hidrológicos naturais e, consequentemente, proporciona a diversificação da agricultura regional.

Revegetação

Já a revegetação é parecida com o reflorestamento. No entanto, é aplicada apenas em áreas degradadas, em que o solo é coberto por espécies, que não necessariamente são grandes árvores, para protegê-lo do processo de erosão causado pela água da chuva.

Gestão de resíduos sólidos

No âmbito urbano, um ponto-chave para a recuperação dos ecossistemas é a gestão de resíduos sólidos por parte das empresas, principalmente do setor industrial, que geram grande quantidade de resíduos, muitas vezes altamente tóxicos e capazes de se infiltrar em cursos d’água.

Por isso, o gerenciamento de resíduos sólidos, a partir de planejamento, procedimentos, implementação e gestão, atua para reduzir a produção de depósitos e proporciona a coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destino final adequado aos resíduos gerados.

Conheça a TEMA

Como visto, existem diversas maneiras de contribuir para a recuperação dos ecossistemas e a gestão de resíduos sólidos é uma das mais importantes para empresas e indústrias.

Para ajudar essas organizações, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como fazer a gestão de resíduos sólidos para o seu negócio!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×