Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

ESG: O que é e como funcionam os fundos de investimento com responsabilidade ambiental

ESG: O que é e como funcionam os fundos de investimento com responsabilidade ambiental

Saiba mais sobre: ESG: O que é e como funcionam os fundos de investimento com responsabilidade ambiental

Pouco a pouco, o mundo dos negócios tem acordado para a necessidade de investir em empresas que promovam a sustentabilidade do planeta.

A importância de manter uma gestão que preza por valores humanos e sociais tem sido cada vez maior, e é justamente aí que entram os fundos ESG.

Essa estratégia representa o entendimento de que, para ter sucesso, uma companhia deve também cuidar do seu entorno, garantindo boas condições para que a natureza e a comunidade na qual ela está inserida possam prosperar também.

Tudo isso talvez pareça um pouco vago, mas tem uma aplicação muito simples e prática.

O ESG representa um conjunto de valores e critérios éticos que guiam a produção de uma empresa de modo a valorizar questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Porém, se engana quem pensa que companhias que seguem por essa linha não têm foco no lucro.

Muito pelo contrário, aqui, o lucro continua sendo o objetivo do negócio.

A diferença é que existe dentro do ESG o entendimento de que os recursos naturais são finitos e, para garantir uma prosperidade longeva, é preciso ter também uma boa gestão deles.

Significado da sigla ESG - Environmental, Social & Governance
Quando falamos em estratégias ESG, estamos, na verdade, nos referindo a uma sigla em inglês: Environmental, Social & Governance.

Em tradução livre, esses termos podem significar “Ambiental, Social e Governança” e representam os três pilares da abordagem.

Primeiro, o fator Ambiental leva em conta as mudanças climáticas e a responsabilidade da empresa em reduzir suas emissões de carbono.

A intenção aqui é promover uma conscientização para explorar os recursos naturais de maneira sustentável, reduzindo a poluição e os resíduos produzidos pela operação.

Dentro de Social, temos os esforços em garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários, além de manter um bom relacionamento com a comunidade em seu entorno.

Entram aqui, também, o relacionamento com o consumidor e possíveis projetos beneficentes da companhia.

Por fim, o braço de Governança cuida dos direitos dos acionistas e do estabelecimento de mecanismos que previnam fraudes.

Também é importante trabalhar no sentido de construir um Conselho de Administração que seja plural e independente.

O mercado ESG tem crescido cada vez mais e, hoje, já são mais US$ 30 trilhões de ativos sustentáveis pelo mundo todo.

Esse potencial do nicho tem chamado atenção dos gestores financeiros, que cada vez mais apostam em fundos com lastro em empresas que adotam esse modelo de gestão.

Só nos Estados Unidos, o número de fundos ESG cresceu 144% nos últimos 15 anos.

Esse cenário nos aponta para um potencial de crescimento do mercado, que deve continuar nos próximos anos. Afinal de contas, produzir de maneira sustentável nunca foi tão importante.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×