Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Saiba como funciona a remediação de solos contaminados

Saiba como funciona a remediação de solos contaminados

Saiba mais sobre: Saiba como funciona a remediação de solos contaminados

Entenda o que é, conheça os principais passos e saiba quando deve ser realizada a remediação de solos contaminados

remediação de solos contaminados é uma medida necessária para recuperar espaços que foram impactados por diversos motivos e perderam sua fertilidade, além de outras características.

Geralmente, esses impactos são causados por falta de gestão de resíduos sólidos das empresas, má utilização de fertilizantes, pesticidas, herbicidas, inseticidas e agrotóxicos, desmatamento e até a falta de tratamento de esgotos, principalmente, nas grandes cidades.

A partir desta contaminação, é preciso realizar o processo de recuperação desses terrenos, e é justamente isso o que preparamos neste conteúdo. Continue a leitura e entenda como funciona a remediação de solos contaminados.

Leia também: Saiba quais são as penas para empresas que cometem crimes ambientais

Entenda o que é a remediação de solos contaminados

remediação de solos contaminados é realizada a partir de alguns passos que irão concluir qual é o melhor processo para a recuperação do terreno. Dentre as principais práticas, destacam-se:

  • Biorremediação
  • Escavação
  • Oxidação química in-situ
  • Remoção e destinação do solo
  • Extração de vapores do solo
  • Tecnologias térmicas
  • Solidificação
  • Atenuação natural

Saiba também: Como é realizada a recuperação de áreas degradadas?

Conheça os principais passos para a remediação dos solos contaminados

Para minimizar os impactos ambientais causados e promover ações de recuperação do terreno, é preciso seguir algumas etapas. Conheça as principais:

Avaliação preliminar: em que se identifica os impactos causados, a partir do histórico e atual situação do solo;

Investigação: para avaliar e verificar exatamente qual foi o impacto causado no terreno, com análises de grau e tipo de contaminação;

Avaliação de risco: a partir dos dados coletados;

Desenvolvimento do projeto de remediação do solo: nesta etapa, é definido qual procedimento será realizado para recuperar o terreno e deixá-lo próprio para moradia, comércio ou agricultura.

Leia mais: Entenda o impacto dos crimes ambientais

Conheça a Tema Meio Ambiente

Para evitar de chegar ao ponto de ser necessário realizar a remediação de solos contaminados, as empresas precisam implementar políticas de redução dos impactos ambientais causados e até o desenvolvimento de um plano de gestão de resíduos sólidos.

Nesse sentido, pode ser importante contar com uma empresa especializada neste tipo de projeto.

Para atender a essa demanda, a Tema Meio Ambiente é uma organização que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Na prática, podemos criar metas importantes para contribuir para a otimização dos aterros, com base na Lei 12.305/10, e instituímos instrumentos de planejamento e gerenciamento, além de desenvolver e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para reduzir os impactos ambientais causados pela sua empresa!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×