Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

LAUDO DE RUÍDO

LAUDO DE RUÍDO

Saiba mais sobre: LAUDO DE RUÍDO

Com as fábricas se desenvolvendo e crescendo cada vez mais, o ruído industrial afeta diariamente a rotina da população. Ao ser emitido com intensidade contínua, esse ruído pode ser caracterizado como uma poluição sonora prejudicial à qualidade de vida.

Com isso, o diagnóstico e o monitoramento de ruído se tornaram um instrumento de prevenção e controle das consequências referentes ao aumento do nível de pressão sonora provida de fontes não naturais, a qual pode ser relacionada posteriormente ao estresse, falta de concentração, entre outros transtornos psicológicos.

Em busca de atender as exigências de segurança do trabalho, as indústrias localizadas próximas a comunidades devem obedecer ao sossego público e avaliar periodicamente os níveis de ruídos provocados por suas operações em áreas habitadas, seguido da emissão do laudo de ruído conforme a NBR 10.151 e a Resolução CONAMA 001/90 e evitando possíveis futuras multas.

Esse laudo é um documento que atesta as condições de aceitabilidade do ruído em comunidades, independente da existência de reclamações, com uma comparação entre os resultados do teste e a legislação normativa. Sua validade é de 01 ano, podendo variar em alguns casos - exceções.

Nele devem conter algumas informações como: procedimentos utilizados, dias e horários, fontes emissoras identificadas e os resultados das medições, além de especificar as características do medidor de ruído e a data de calibração. Alguns tópicos avaliados durante o teste são a duração do ruído, característica espectral e fator de pico.

Existe ainda a possibilidade de um diagnóstico de ruído ambiental prévio, o qual determina a viabilidade para empreendimentos que possuem restrições quanto ao nível sonoro no seu interior (hospitais, teatros, escolas, igrejas, etc.).

Com ele também e possível identificar os instrumentos de redução de ruído que deverão ser implantados no momento da construção.

Esse monitoramento prévio também é interessante para os empreendimentos geradores de ruído, pois ajuda a identificar se haverá impacto para a vizinhança e quais as formas de minimizá-lo.

O laudo se faz necessário para atender as regras do licenciamento ambiental, se adaptar a NBR-ISO 14000, para contestar acusações por ruídos excessivos e para a renovação do alvará de localização.

Por ser um documento técnico, o laudo deve ser emitido por profissionais qualificados. A TEMA realiza o processo em conformidade com as exigências legais, com equipamentos específicos e equipe experiente. Contate-nos!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×