Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Como é realizada a recuperação de áreas degradadas?

Como é realizada a recuperação de áreas degradadas?

Saiba mais sobre: Como é realizada a recuperação de áreas degradadas?

Entenda todos os passos para realizar a recuperação de áreas degradadas, desde a identificação do problema até o plantio de novas espécies

recuperação de áreas degradadas tem sido cada vez mais realizada por empresas que buscam reduzir o impacto causado por suas atividades à natureza.

Nesse sentido, é importante destacar que áreas degradadas são espaços que, após alguma ação, tiveram seus meios de recuperação eliminados.

Na prática, esse prejuízo pode ser causado por mineração, queimadas, desmatamento e até agropecuária, por exemplo.

Por isso, a recuperação desses espaços tem o objetivo de devolver à natureza as condições para que o meio ambiente se recupere dessa degradação.

Mas como essa recuperação de áreas degradadas é realizada? É justamente isso o que você confere a seguir neste artigo. Boa leitura!

Saiba também: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Saiba como é realizada a recuperação de áreas degradadas

Identificação do problema

O primeiro passo para realizar a recuperação de áreas degradadas é identificar o problema e o que causou esse impacto.

Nesse aspecto, é importante estudar o histórico de degradação para entender os motivos que provocaram esse prejuízo à natureza.

Avaliação do potencial de recuperação

Em seguida, é o momento de avaliar se a área tem a capacidade de se recuperar naturalmente, que é a melhor opção, apesar de ser um processo mais demorado.

Entretanto, caso o espaço não seja capaz de se recuperar naturalmente, é preciso estudar o que deve ser desenvolvido para estimular a recuperação dessa área.

Escolha das espécies para regeneração das áreas

A próxima etapa é a escolha das espécies e técnicas que irão ajudar a recuperar esses espaços prejudicados.

Neste ponto, existem diversas técnicas para recuperação de áreas degradadas, desde o plantio em linhas, alternados e até sistemas agroflorestais.

Por isso, é preciso levar em consideração que a escolha da técnica implica também na seleção das espécies que devem pertencer ao bioma do espaço a ser recuperado.

Desta maneira, é necessário que as espécies selecionadas sejam de fácil propagação e de desenvolvimento rápido para cobrir o solo e fornecer a matéria orgânica necessária.

Análise para início do momento ideal do plantio das espécies

Agora é o momento de iniciar o plantio. Mas, antes, também é importante considerar que a plantação deve ser realizada no início da temporada de chuva, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento das espécies.

Você pode se interessar também por: Conheça a importância e saiba como contribuir para a recuperação dos ecossistemas

Conheça a Tema Meio Ambiente

Agora que você já sabe como é realizada a recuperação de áreas degradadas, é importante contar com uma organização parceira que ajude o seu negócio a agir em conformidade com a lei de sustentabilidade e reduzir os possíveis impactos ambientais causados.

Para ajudar essas empresas, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

No caso específico de recuperação de áreas degradadas, também temos a qualificação necessária para realizar este tipo de trabalho, com fornecimento de mudas nativas de qualidade e mão de obra para a realização do plantio, além da manutenção e monitoramento, conforme legislação vigente.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como realizar a recuperação de áreas degradadas!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×