Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Moda: qual é o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente?

Moda: qual é o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente?

Saiba mais sobre: Moda: qual é o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente?

Desde a produção até o descarte, conheça qual é o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente

A partir do aumento da preocupação global com a natureza, uma pergunta comum e frequente é “qual é o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente?”

Isso se deve porque, desde o início dos anos 90, o conceito de fast fashion se popularizou, com as grandes marcas produzindo produtos que lembram a alta costura, porém com menor durabilidade e, consequentemente, custo baixo.

Nesse sentido, é importante destacar que fast fashion é um conceito que padroniza a produção e consumo de artigos de moda, a partir da fabricação, consumo e descarte, de maneira rápida.

Contudo, com a rápida expansão desse novo conceito, diversos problemas foram causados à natureza. Por isso, preparamos esse conteúdo sobre qual é o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente. Confira a seguir!

Leia também: Segurança alimentar: qual a relação com o meio ambiente?

Conheça qual é o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente

Para entender qual é o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente, é preciso entender que, mesmo com pouco tempo de existência, o ramo se tornou a segunda indústria mais poluente do mundo, por conta do uso de tinturas de baixa qualidade, insolúveis e até produtos à base de metais pesados.

Além disso, a confecção de tecidos sintéticos, produzidos de derivados de combustíveis fósseis também impactam o meio ambiente, já que esse tipo de fabricação gera grande quantidade de emissão de carbono, gases tóxicos, além de aumentar a quantidade de plástico nos oceanos.

Por fim, o aumento do descarte das peças de moda também tornou-se outro problema da indústria da moda para o meio ambiente.

Para se ter ideia, somente no Brasil, são produzidas aproximadamente 170 mil toneladas de resíduos de tecidos anualmente, de acordo com publicação da UNICAMP.

Além disso, conforme o mesmo artigo, a indústria têxtil brasileira é a terceira maior do mundo, com mais de 32 mil fábricas que disputam uma fatia no mercado mundial de US$ 797 bilhões.

Com isso, atualmente, as principais necessidades da indústria fast fashion para reduzir o impacto causado ao meio ambiente são:

  • Reduzir a utilização de água
  • Diminuir o consumo de energia elétrica
  • Reduzir as perdas
  • Apoiar e implementar a reciclagem de resíduos
  • Utilizar materiais recicláveis e tecidos orgânicos na fabricação das peças

Você pode se interessar também por: Quais são os impactos ambientais e sociais da reciclagem?

Conheça a Tema Meio Ambiente

Após entender qual é o impacto da indústria fast fashion no meio ambiente, chegou o momento de conhecer uma empresa que ajuda a reduzir os prejuízos causados pelas indústrias à natureza.

Nesse sentido, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e conheça todos os nossos serviços!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×