Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Contaminação ambiental por agrotóxicos: conheça as principais consequências

Contaminação ambiental por agrotóxicos: conheça as principais consequências

Saiba mais sobre: Contaminação ambiental por agrotóxicos: conheça as principais consequências

Água, solos e ar, saiba quais são as principais características da contaminação ambiental por agrotóxicos

contaminação ambiental por agrotóxicos é um problema sério no Brasil, já que esse tipo de produto provoca danos irreversíveis para diversas espécies, além de ser prejudicial também para a saúde humana.

Nesse sentido, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxico no mundo inteiro, com 19% do total, de acordo com dados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

No entanto, 99% dos inseticidas usados nas plantações não combatem a praga e se dispersam na natureza, o que causa os chamados prejuízos “invisíveis” ao meio ambiente.

É importante pontuar também que os agrotóxicos foram desenvolvidos para eliminar pragas e doenças que atacam as plantações, mas também prejudicam a natureza e a saúde da população.

Com isso, esses produtos são um dos principais responsáveis pelos altos índices de poluição de rios, solos e ar. Para entender as maiores consequências, continue a leitura deste artigo sobre contaminação ambiental por agrotóxicos.

Saiba tamém: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Saiba quais são as principais consequências da contaminação ambiental por agrotóxicos

Água

Entre as principais consequências da contaminação ambiental por agrotóxicos, a água, mais especificamente os rios, é uma das mais afetadas, pois a agricultura é a maior consumidora de água doce do mundo.

Desta maneira, os seres vivos presentes nos rios também são impactados e causam, inclusive, a contaminação de seres humanos. Afinal, o consumo de peixes e hortaliças faz parte da alimentação comum da maioria dos brasileiros.

Assim, essa contaminação pode provocar uma série de enfermidades. Conheça as principais:

  • Lesões nos rins
  • Cânceres
  • Redução da fertilidade
  • Problemas no sistema nervoso
  • Convulsões
  • Envenenamento

Solos

Por sua vez, o solo tem a capacidade de reter grande quantidade de agrotóxico por muitos anos, o que compromete a sua fertilidade e empobrece seus nutrientes.

Consequentemente, o desenvolvimento e a saúde das plantações são prejudicadas e as espécies ainda podem absorver esses produtos e também contaminar os seres humanos, além dos animais.

Ar

Já o ar sofre a contaminação quando os agrotóxicos ficam em suspensão, geralmente quando são disseminados pela força do vento e, assim, contaminam as pessoas por meio das vias respiratórias.

Você pode se interessar por: Entenda o impacto dos crimes ambientais

Saiba como a Tema ajuda empresas a reduzirem os impactos causados à natureza

Como visto, a contaminação ambiental por agrotóxicos é enorme e, para evitá-la, além de multas e sanções, as organizações precisam desenvolver uma política sólida e estar em conformidade ambiental.

Neste caso, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e conheça todos os nossos serviços!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×