Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR - RAP

RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR - RAP

Saiba mais sobre: RELATÓRIO AMBIENTAL PRELIMINAR - RAP

O Relatório Ambiental Preliminar (RAP) é um estudo técnico, elaborado por profissional habilitado, que faz uma análise de viabilidade ambiental simplificada para atividades ou empreendimentos potencial ou efetivamente poluidoras e/ou que causem degradação do meio ambiente.

Ele é exigido no momento da Licença Prévia (LP) pelo órgão ambiental responsável e avalia a possibilidade de instalação do empreendimento na localização desejada, por meio da Avaliação de Impactos Ambientais.

A elaboração do RAP é feita com base no CONAMA, de acordo com as resoluções 01/86 e 237/1997. E ele pode ser elaborado em função do “Manual para Elaboração de Estudos para Licenciamento com Avaliação de Impacto Ambiental”, publicado pela CETESB - responsável pela análise dos documentos e elaboração do parecer técnico.

Caso não seja possível a análise apenas com o RAP, poderá ser exigido o EAS/RAS (falamos dele no nosso post da semana passada).

Posteriormente, existe ainda a possibilidade de novos estudos serem solicitados, ou até mesmo a realização de um estudo ambiental mais detalhado, como o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente).

Em suma, o RAP possibilita entender os impactos ambientais que o empreendimento pode causar e sugerir medidas mitigatórias.

Se há suspeita de contaminação, é necessário fazer uma avaliação preliminar para ver se existem indícios ou não da contaminação.

Após análise, a CETESB poderá indeferir o pedido de licença em razão de impedimentos legais ou técnicos, ou, ainda, deferir o pedido de licença, estabelecendo as condicionantes para as próximas fases do licenciamento.

Com profissionais especializados, a TEMA Meio Ambiente oferece segurança e qualidade para a elaboração e acompanhamento do RAP para o seu empreendimento. Entre em contato e faça um orçamento agora mesmo.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×