Saiba mais sobre: Saiba o que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - PGRCC
Entenda o que diz a Resolução CONAMA N° 307/2002 e como funciona o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil na prática
O Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - PGRCC é um documento técnico que aponta a quantidade de resíduos gerados em preparos, escavações, construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil.
Vale ressaltar que esse documento deve indicar o tipo de cada resíduo, de acordo com a Resolução CONAMA N° 307/2002.
Nesse sentido, segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), a estimativa é de que, no Brasil, sejam produzidos 520 kg de resíduo por habitante por dia.
Além disso, segundo o mesmo levantamento, 98% dos resíduos gerados pela construção civil são recicláveis, mas, na prática, apenas 21% são reciclados.
Diante deste contexto, preparamos esse artigo sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil. Confira!
Leia também: Lei de Diadema: saiba o que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Entenda o que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - PGRCC na prática
O documento do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil deve indicar, na prática, todo o resíduo gerado em uma obra de construção civil, como, por exemplo:
- Tijolos
- Blocos cerâmicos
- Concreto em geral
- Solos
- Rochas
- Metais
- Tintas
- Madeiras e compensados
- Argamassa
- Gesso
- Telhas
- Pavimento asfáltico
- - Vidros
- Plásticos
- Tubulações
- Fiação elétrica
- Entulhos
Além da indicação, esses resíduos ainda precisam ser classificados no PGRCC, de acordo com a orientação prevista na Resolução CONAMA 307/2002. Confira as classificações:
Classe A: tijolo, telhas, areia e outros
Classe B: papel, plástico, madeira e outros
Classe C: gesso, isopor e outros
Classe D: tinta, verniz, solventes e outros
Saiba mais: Consultoria ambiental: entenda sua importância
Quais empresas devem realizar o PGRCC?
Todas as empresas que geram resíduos referentes à construção civil devem ter o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, principalmente, as grandes organizações que causam impactos ainda maiores em suas obras.
Leia mais: O que é e como funciona a compensação ambiental?
Conheça a importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil
Além da documentação de todos os resíduos gerados em um projeto de construção civil, o PGRCC também é importante para estabelecer os procedimentos necessários para o manejo e destinação adequados desses resíduos.
Você pode se interessar por: Conheça a importância e saiba como contribuir para a recuperação dos ecossistemas
Como fazer o PGRCC?
Agora que você já sabe o que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e sua importância, é preciso contar com uma empresa especializada nesse tipo de serviço.
Para atender a essa demanda, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.
Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como obter o PGRCC para o seu negócio!