Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Cais santista conta com uma agenda ambiental portuária

Cais santista conta com uma agenda ambiental portuária

Saiba mais sobre: Cais santista conta com uma agenda ambiental portuária

Gerenciamento ambiental no porto organizado e fora dele estão entre as medidas na Agenda

O conflito Porto-Cidade é um dos principais problemas vividos pelos complexos portuários e com o Porto de Santos, não é diferente. Para tratar deste problema, o cais santista conta com uma agenda ambiental que serve de diretriz para adotar estratégias e criar programas de sustentabilidade voltados à região.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) criou a agenda ambiental em 2014. O projeto contou com a participação de 50 entidades, que representam o meio acadêmico e os empresários locais. Os estudos demoraram oito anos para serem concluídos.

Entre os tópicos que se destacam no projeto, estão o gerenciamento ambiental do complexo, as emissões de poluentes durante as operações, efluentes líquidos, além da dragagem dos acessos aquaviários do cais santista, resíduos sólidos, os passivos ambientais, a relação porto-cidade, a relação porto-atividades pesqueira e boas práticas ambientais a serem adotadas pelos usuários.

Para cada tema, foram feitos diagnósticos da situação e identificados os problemas do setor. Assim, foram definidas ações a serem adotadas e elaborados planejamentos para cada situação.

O estudo previu 13 medidas. Entre elas, estão: implementar unidades de gerenciamento ambiental no porto organizado e fora dele; promover o controle ambiental da atividade portuária; desenvolver o gerenciamento costeiro na região; regulamentar os procedimentos operacionais e capacitar profissionais para a gestão ambiental portuária, entre outros.

A elaboração da Agenda Ambiental do Porto de Santos, que tem 212 páginas, envolveu a Codesp, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado, e a Universidade Católica de Santos (UniSantos), por meio de seu Grupo de Pesquisa de Gestão Ambiental (GPGA).

Fonte: A Tribuna
Link para matéria: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/porto&mar/cais-santista-conta-com-uma-agenda-ambiental-portuaria/?cHash=5fd4d0a39c904e966aecea7b32adf4f2

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×