Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Responsabilidade ambiental: apenas três anos para impedir catástrofe climática

Responsabilidade ambiental: apenas três anos para impedir catástrofe climática

Saiba mais sobre: Responsabilidade ambiental: apenas três anos para impedir catástrofe climática

Confira as conclusões do último relatório da ONU sobre as mudanças climáticas e saiba o que pode ser feito pelas empresas sobre responsabilidade ambiental

A responsabilidade ambiental sempre foi um tema com muito debate e com poucas ações que realmente diminuam os impactos causados à natureza, e que deem suporte para o meio ambiente se recuperar de anos de prejuízos.

Nesse sentido, inclusive, as mudanças climáticas, provocadas por diversos motivos, é um dos principais pontos de atenção. De acordo com a ONU, o mundo tem até 2025 para reduzir as emissões de CO2 e impedir efeitos irreversíveis do aquecimento global.

Além disso, segundo o “Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas - IPCC”, atualmente, o planeta não tem condições de cumprir o Acordo de Paris e estabilizar o aquecimento global em 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Por enquanto, a previsão é de um aquecimento global de 3,2°C até o fim do século, conforme o mesmo documento.

Como consequência, praticamente toda a população mundial respira um ar considerado impróprio e insalubre, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS.

Diante disso, uma necessidade urgente é abandonar o uso de combustíveis fósseis. Mas o que mais pode ser colocado em prática pelas empresas? Confira a seguir!

Leia também: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Conheça as principais práticas sobre responsabilidade ambiental para empresas

Implemente uma política para redução das emissões de carbono

A primeira ação de responsabilidade ambiental para as empresas, principalmente do setor industrial, é urgentemente adotar uma política para reduzir as emissões de carbono.

Atualmente, já existem diversas tecnologias que ajudam as organizações a reduzirem essa emissão e, inclusive, existem empresas que já neutralizam 67% da emissão de carbono.

Realize a logística reversa

A utilização demasiada e o consequente esgotamento de recursos naturais também faz com que as organizações necessitem implementar políticas ambientais para adotar ações sustentáveis, desde o momento da compra de matéria-prima até a venda do produto final.

Para isso, a logística reversa é um conceito que precisa ser colocado em prática em larga escala, para que possa ter o efeito que o meio ambiente precisa.

Invista em tecnologia

Contar com a tecnologia, atualmente, também é um importante recurso de responsabilidade ambiental que pode contribuir com a natureza em diversos âmbitos.

Nesse sentido, trocar servidores por sistemas e soluções em nuvem, papéis por documentos online, investir em reciclagem de produtos, redução do lixo eletrônico e implementar o uso de itens produzidos a partir de matéria-prima reciclada são alguns exemplos.

Realize a gestão de resíduos sólidos

Por fim e fundamental para diminuir o impacto causado à natureza, a gestão de resíduos sólidos é outra prática importante, pois muitas empresas, principalmente indústrias, produzem grande quantidade de resíduos tóxicos que poluem a natureza.

Neste caso, o gerenciamento de resíduos sólidos envolve uma série de etapas como:

  • Planejamento
  • Procedimentos
  • Implementação
  • Gestão

Com isso, é possível reduzir a produção de depósitos, viabilizar a coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destino final adequado aos resíduos gerados.

Você pode se interessar também por: Os desafios do setor industrial em prol do meio ambiente

Conte com a Tema Meio Ambiente para implementar ações de responsabilidade ambiental na sua empresa!

Como visto, o mundo precisa implementar diversas ações sobre responsabilidade ambiental, em caráter emergencial, para reduzir os impactos causados ao meio ambiente e evitar uma catástrofe climática.

Nesse sentido, a gestão de resíduos sólidos é uma das ações mais importantes para empresas e, principalmente, indústrias.

Para ajudar essas organizações, a Tema Meio Ambiente é uma organização que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como realizar a gestão de resíduos sólidos para sua empresa!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×