Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Propriedade rural: passo a passo para a regularização ambiental

Propriedade rural: passo a passo para a regularização ambiental

Saiba mais sobre: Propriedade rural: passo a passo para a regularização ambiental

Da inscrição no CAR até uma possível negociação, conheça todas as etapas para a regularização ambiental de uma propriedade rural

A regularização ambiental de uma propriedade rural é realizada por meio de diversas etapas, todas online, que vão desde a inscrição no CAR até uma possível negociação para a obtenção do documento em si.

Esse processo é fundamental para garantir, por exemplo, acesso ao crédito rural, além da permissão para a realização de atividades econômicas, como ecoturismo, turismo rural e atividade agrossilvipastoril em áreas de preservação permanente (APP).

Diante disso, continue a leitura deste conteúdo e descubra quais são todas as etapas para obter a regularização ambiental de uma propriedade rural..

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Conheça todas as etapas necessárias para a regularização ambiental de uma propriedade rural

Inscrição no CAR

O primeiro passo para obter a regularização ambiental de uma propriedade rural é realizar a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Nesse sentido, vale pontuar que propriedades não inscritas no CAR podem receber multas diárias, além da impossibilidade de utilizar o crédito rural e sofrem restrições nos programas de apoio de serviços ambientais.

Após realizar a inscrição no CAR, serão indicados alguns programas, conforme a necessidade, para o proprietário rural se regularizar ambientalmente e deixar sua propriedade de acordo com a legislação vigente.

Acompanhamento

Em seguida, é preciso monitorar, por meio da Central do Proprietário, como está a situação do processo, “Ativo”, “Pendente”, ou “Cancelado”.

Além disso, essa Central do Proprietário também oferece serviços importantes. Confira:

  • Emissão da segunda via do recibo de inscrição
  • Acesso a ficha da propriedade com informações detalhadas
  • Demonstrativo da situação do CAR
  • Envio e realização de documentos solicitados
  • Alteração e atualização do cadastro

Regularização Ambiental

O próximo passo para a regularização ambiental de uma propriedade rural é solicitar a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Essa adesão deve ser realizada por meio do SiCAR e precisa da inclusão do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA), para áreas com déficit de vegetação, conforme descrito na Lei de Proteção da Vegetação Nativa (LPVN).

O objetivo é demonstrar as ações tomadas pelo proprietário para regularizar sua propriedade rural. Nesse sentido, as secretarias estaduais têm o prazo máximo de 12 meses para a homologação do PRADA após seu requerimento no sistema.

Por fim, após a homologação do PRADA, o proprietário terá até 90 dias para firmar o Termo de Compromisso (TC).

Negociação

Caso a propriedade rural, com reserva legal e inscrita no CAR, tenha área que ultrapasse o exigido pelo artigo 12 da Lei 12.651/2012 poderá usar o excedente como Ativo Florestal, em negociação conhecida como Compensação da Reserva Legal, que pode ser realizada a partir de 4 modalidades:

  1. Cota de Reserva Ambiental
  2. Servidão Ambiental
  3. Doação ao poder público de área localizada no interior de Unidade de Conservação
  4. Cadastramento de outra área equivalente e excedente à reserva legal

Leia também: Imóvel rural: saiba o que é e entenda os conceitos

Conte com a Tema Meio Ambiente para realizar a regularização ambiental

Agora que você já sabe como realizar a regularização ambiental de uma propriedade rural, chegou o momento de conhecer uma organização que te ajude a conseguir este documento.

Para atender a esta demanda, a Tema Meio Ambiente é uma organização reconhecida em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Inclusive, oferecemos o serviço de Regularização Ambiental e obtenção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), bem como outros serviços para propriedades rurais.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua propriedade rural!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×