Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Conheça os atuais impactos das mudanças climáticas

Conheça os atuais impactos das mudanças climáticas

Saiba mais sobre: Conheça os atuais impactos das mudanças climáticas

Saiba como os impactos das mudanças climáticas causam grande prejuízo e já são um problema de saúde pública

Recentemente, escrevemos por aqui sobre as consequências que os crimes ambientais irão provocar nos próximos anos. Hoje, vamos abordar os impactos das mudanças climáticas que já são sentidos, como temporais, enchentes e até a savanização da Amazônia.

Nesse sentido, em apenas um dia de fevereiro de 2020 choveu 215,5mm, o equivalente a 99,4% do esperado para o mês, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, e divulgadas pela National Geographic.

Diante desse temporal, o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 10 mil ligações sobre 2,3 mil ocorrências relacionadas a enchentes, desabamentos, deslizamentos e quedas de árvores.

Mas esse é só um dos
impactos das mudanças climáticas
 dos últimos anos. Saiba mais a seguir!

Leia também: Saiba quais são as penas para empresas que cometem crimes ambientais

Entenda o que causa as mudanças climáticas

As mudanças climáticas são causadas, basicamente, pelo efeito estufa, provocado pelo aquecimento global, que por sua vez é gerado por:

  • Queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural)
  • Atividades industriais e transportes
  • Conversão do uso do solo
  • Agropecuária
  • Descarte de resíduos sólidos
  • Desmatamento

Leia mais: ESG: empresas com iniciativas sustentáveis terão vantagens em financiamentos

Saiba quais são os principais impactos das mudanças climáticas já sentidos atualmente

Temporais e enchentes

A partir dessas atividades, vários impactos das mudanças climáticas já são sentidos e os temporais e as enchentes estão entre os principais.

Para se ter ideia, as fortes chuvas que caem no Brasil atualmente, e que provocam enchentes e alagamentos, têm mais de 40% de relação com essas mudanças climáticas do planeta, segundo estudo da Climate Resilience and Sustainability.

Aumento do nível do mar

Além disso, outro dos impactos das mudanças climáticas, e nesse caso especificamente pelo aumento médio da temperatura do planeta, é o crescimento do nível do mar que é ocasionado pelo derretimento das geleiras das áreas costeiras.

Savanização da Amazônia

Por fim, o processo de savanização da Amazônia que, se nenhuma medida for tomada, deixará 11,5 milhões de pessoas expostas a risco extremo de calor até 2100, de acordo com estudo publicado na revista Nature.

Vale pontuar que savanização é quando uma floresta sofre impactos diversos e torna-se um território com campo ralo, poucas árvores e menor quantidade de folhas, como se fosse as savanas africanas.

Saiba mais: Conheça os principais crimes ambientais

Conheça Tema Meio Ambiente

Como visto, o planeta já sente os impactos das mudanças climáticas e é preciso que todos façam suas partes: pessoas, governos e empresas.

Para ajudar as organizações a reduzirem os impactos ambientais, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e conheça todos os nossos serviços!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×