Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Entenda a relação entre o meio ambiente e a saúde

Entenda a relação entre o meio ambiente e a saúde

Saiba mais sobre: Entenda a relação entre o meio ambiente e a saúde

Saiba como os avanços urbanos e a utilização exagerada de recursos naturais contribuem para piorar a relação entre o meio ambiente e a saúde

A relação entre o meio ambiente e a saúde ainda não é conhecida por muitas pessoas, mas certamente é sentida por toda a população mundial, já que os avanços urbanos e a utilização dos recursos naturais, por exemplo, causam graves impactos em todo o planeta.

Nesse sentido, no Brasil, na Constituição Federal de 1988 consta o direito universal e igualitário do cidadão à saúde, assim como se estabelece o direito a um meio ambiente equilibrado, com condições de saneamento básico, moradia e água potável condizentes com uma vida digna e com a saúde socioambiental.

Porém, na prática não é bem assim. Os intensos avanços urbanos somados ao uso exagerado de recursos naturais, além da exploração dos biomas provocam o surgimento de doenças zoonóticas, que são as enfermidades transmitidas de animais para humanos.

E, como se sabe, infelizmente, a atual pandemia talvez seja o maior exemplo de como a ação ambiental tem papel fundamental na saúde pública.

Diante deste cenário, continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre a relação entre o meio ambiente e a saúde.

Leia também: Contaminação ambiental por agrotóxicos: conheça as principais consequências

Saiba como funciona a relação entre o meio ambiente e a saúde

Na prática, a poluição das águas e da atmosfera somadas ao desmatamento estão entre os principais aspectos sobre a relação entre o meio ambiente e a saúde.

Afinal, ao jogar lixo na água, por exemplo, aumenta-se a proliferação de microorganismos patogênicos e substâncias tóxicas. Assim, favorece a transmissão de doenças como:

  • Hepatite A
  • Giardíase
  • Ascaridíase
  • Doenças gastrointestinais

Já no caso da poluição da atmosfera, os problemas relacionados às doenças respiratórias crescem e são registrados mais casos de bronquite, asma, câncer de pulmão e enfisema pulmonar.

Por fim, o desmatamento acelera o aparecimento de enfermidades causadas por vetores, em que transmissores que ficavam na mata passam a buscar outros locais para se abrigar e conseguir alimentos. Consequentemente, levam vírus e outros organismos patogênicos que podem infectar a população e causar doenças ainda desconhecidas.

Você pode se interessar por: Conheça os impactos da pandemia no meio ambiente

Conheça a Tema Meio Ambiente

Agora que você já entendeu a relação entre o meio ambiente e a saúde, chegou o momento de contar com uma parceira para que sua empresa minimize os prejuízos causados à natureza.

Nesse sentido, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para sua organização!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×