Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS - LAIA

LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS - LAIA

Saiba mais sobre: LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS - LAIA

O Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA) é uma das estratégias utilizadas pelas organizações que buscam o desenvolvimento sustentável do negócio e sua gestão ambiental.

Para identificar os aspectos e impactos ambientais, é necessária uma análise descritiva da relação entre a empresa com o meio ambiente, onde irá conter todas as situações em que as operações da empresa poderão afetá-lo.

Nessa avaliação, o aspecto ambiental é a “causa” e o impacto ambiental o “efeito”.

Ou seja, o aspecto ambiental engloba todas as interações entre o meio ambiente e as operações da empresa, enquanto o impacto é a consequência dessa relação, podendo ser benéfico ou prejudicial.

Ainda que não seja obrigatório por lei, ele se faz necessário para a emissão do certificado ISO 14001, que atesta as práticas sustentáveis do negócio.

Para realização do LAIA, todas as atividades desenvolvidas na empresa são mapeadas - realizado, inicialmente, através de uma planilha de aspecto e impacto, onde os dados são catalogados e separados.

Feito isso, o próximo passo é cruzar as informações, geralmente utilizando a metodologia “Failure Mode and Effects Analysis” (FMEA), que identifica as causas de falhas potenciais.

Todo esse estudo permite que a empresa identifique as próximas ações para a mitigação dos impactos ambientais, frutos do que a empresa consome, gera ou emite.

Portanto, além de ajudar na prevenção aos danos ambientais e garantir um desenvolvimento sustentável, o LAIA promove educação ambiental e integra os colaboradores da empresa, pois gera uma importante reflexão sobre o consumo consciente de cada um e do todo.

A Tema Meio Ambiente pode auxiliar a sua empresa no levantamento dos aspectos e impactos ambientais causados pela geração de resíduos. Entre em contato agora mesmo para receber seu orçamento!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×