Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Conheça os impactos da pandemia no meio ambiente

Conheça os impactos da pandemia no meio ambiente

Saiba mais sobre: Conheça os impactos da pandemia no meio ambiente

Dentre os impactos da pandemia no meio ambiente, a redução de carbono está entre os principais destaques. Saiba mais!

Desde o início do isolamento social, muitas notícias foram veiculadas sobre os impactos da pandemia no meio ambiente, como a redução da emissão de carbono e a diminuição da poluição nos oceanos. Mas será que as consequências são apenas positivas?

Vale pontuar que no auge da pandemia, 98,6% das cidades brasileiras implementaram o isolamento social com o objetivo de conter o avanço da COVID e minimizar o impacto na saúde da população, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE).

A partir dessa medida, o uso de combustíveis fósseis foi reduzido, mas, em contrapartida, a geração de lixo doméstico cresceu.

Diante deste contexto, preparamos esse artigo sobre os impactos da pandemia no meio ambiente. Confira!

Leia também: Entenda as novas diretrizes da logística reversa no licenciamento ambiental

Saiba quais foram os principais impactos da pandemia no meio ambiente

Impactos positivos

Dentre os impactos da pandemia no meio ambiente, talvez o de maior destaque positivo foi a redução da emissão de carbono que proporcionou menor poluição.

Isso só foi possível devido ao menor número de carros na rua, assim como as indústrias que interromperam ou reduziram suas atividades durante o período mais agressivo das medidas restritivas.

Na prática, houve diminuição considerável de dióxido de carbono (CO₂) e dióxido de nitrogênio (NO2) na atmosfera.

Além disso, com a redução das atividades industriais, também houve uma queda considerável no consumo de energia elétrica. Com isso, além da redução da poluição, as hidrelétricas também puderam recuperar os níveis ideais de armazenamento.

 

Impactos negativos

Porém, também foram registrados impactos negativos das consequências da COVID-19 à natureza.

A geração de resíduos de saúde e domiciliares estão entre os principais efeitos negativos da pandemia, já que por estar em isolamento social, a população consome mais e assim gera mais resíduo.

Além disso, as instituições de saúde também tiveram que aumentar exponencialmente a utilização de materiais descartáveis e, com isso, também causaram impactos ao meio ambiente.

Dentre esses materiais, como luvas e máscaras, por exemplo, muitos não se degradam facilmente e, quando descartados incorretamente, poluem ainda mais a natureza.

Para completar, muitas cidades no Brasil não têm coleta seletiva de resíduos recicláveis e nem aterros sanitários para receber esses depósitos. Com isso, esses materiais são descartados em lixões a céu aberto ou até em locais ilegais.

É necessário ressaltar que os resíduos precisam ser acondicionados e destinados de maneira segura e ambientalmente correta para evitar suas consequências ambientais.

Você pode se interessar por: 4 tendências sustentáveis para 2022

Conte com a Tema para reduzir os impactos ambientais causados pela sua empresa

Agora que você já sabe quais são os principais impactos da pandemia no meio ambiente, positivos e negativos, chegou o momento de contar com uma parceira para que sua empresa minimize os prejuízos causados à natureza.

Nesse sentido, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para sua empresa!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×