Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Contaminação de solos: conheça as 5 principais causas

Contaminação de solos: conheça as 5 principais causas

Saiba mais sobre: Contaminação de solos: conheça as 5 principais causas

Desde a utilização de fertilizantes até o despejo incorreto de resíduos sólidos, saiba quais são os principais causadores de contaminação de solos

contaminação de solos é causada por diversos motivos, desde o mau uso de substâncias químicas, como fertilizantes, pesticidas, herbicidas e inseticidas, até o despejo de resíduos sólidos de maneira incorreta.

Por consequência dessa poluição, acontecem a redução da fertilidade, aumento do risco de erosão e até a perda de nutrientes.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com os principais poluentes que causam a contaminação de solos. Confira a seguir!

Leia também: Entenda o impacto dos crimes ambientais

Saiba quais são as principais causas para contaminação de solos

Fertilizantes

Dentre as principais causas de contaminação de solos, o uso de fertilizantes de maneira indiscriminada, para corrigir possíveis deficiências de um terreno, provoca o desequilíbrio da composição natural do ambiente.

Nesses fertilizantes, metais pesados, como chumbo e cádmio, são os principais componentes tóxicos que destroem plantações e ainda podem se espalhar com as chuvas e chegarem até os cursos d’água.

Pesticidas, herbicidas e inseticidas

Em seguida, para evitar e combater possíveis pragas, a utilização de agrotóxicos também é prejudicial ao solo, já que podem causar danos irreversíveis.

Esse tipo de substância contamina as plantações, o que torna o consumo inviável, e ainda reduz a fertilidade do terreno.

Resíduos sólidos

A variedade de componentes tóxicos presentes em lixos domésticos, industriais e rurais causam grande impacto nos solos. Essas substâncias ainda resultam em chorume, que, além do solo, atinge e prejudica o lençol freático.

Desmatamento

O desmatamento também provoca a retirada de nutrientes importantes dos terrenos e os deixam vulneráveis à contaminação de solos.

Desta maneira, esses espaços ficam fragilizados e sofrem ainda mais com o descarte incorreto de resíduos sólidos, por exemplo.

Esgoto

Por fim, nas áreas urbanas, um dos principais causadores de contaminação de solos é a falta de tratamento de esgoto, em que dejetos não tratados são despejados no solo, provocam a proliferação de microrganismos e, consequentemente, doenças na população.

Saiba mais: Lei de Diadema: saiba o que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Conheça a Tema Meio Ambiente

Agora que você já conhece as principais causas para a contaminação de solos, é preciso contar com uma parceira especializada na redução do impacto ambiental causado pelas empresas.

Para atender a essa demanda, a Tema Meio Ambiente é uma organização que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Na prática, podemos criar metas importantes para contribuir para a otimização dos aterros, com base na Lei 12.305/10, e instituímos instrumentos de planejamento e gerenciamento, além de desenvolver e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como realizar a gestão de resíduos sólidos no seu negócio!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×