Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Aterro sanitário: como aumentar a vida útil?

Aterro sanitário: como aumentar a vida útil?

Saiba mais sobre: Aterro sanitário: como aumentar a vida útil?

Conheça o panorama do segmento e entenda quais práticas deveriam ser implementadas para garantir longevidade ao aterro sanitário

Aumentar a vida útil de um aterro sanitário é um dos objetivos dos gestores, principalmente das grandes cidades que produzem muito lixo. Afinal, essa solução é muito mais barata quando comparada à construção de um novo espaço para destinar os resíduos sólidos.

Nesse sentido, inclusive, é importante destacar que, em média, cada brasileiro produz 380 kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia, de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020.

Além disso, segundo o mesmo documento, somente em 2019, o Brasil registrou 79,1 milhões de toneladas de lixo.

No entanto, cada aterro sanitário é capaz de receber, aproximadamente, 5 mil toneladas de lixo por dia. Por isso, aumentar a vida útil desses espaços é fundamental para garantir que os resíduos gerados pelos brasileiros tenham o destino correto. Continue a leitura e saiba mais!

Leia também: 4 tendências sustentáveis para 2022

Saiba como aumentar a vida útil de um aterro sanitário

No Brasil, apesar do tempo de vida útil de um aterro sanitário ser de 10 anos, esse número é prejudicado, pois os locais são mal cuidados e não passam pelas manutenções preventivas necessárias.

Desta maneira, assim que atingem sua capacidade máxima, esses espaços precisam ser fechados e outros aterros precisam ser construídos para dar conta de toda a demanda.

Porém, caso realizem todas as boas práticas, os administradores desses locais podem garantir o aumento da vida útil de um aterro sanitário.

Para isso, além das manutenções preventivas, também é necessário realizar ações como campanhas de conscientização sobre o descarte correto de cada tipo de material, já que, atualmente, 37% dos resíduos presentes em aterros sanitários são orgânicos, ou seja, deveriam passar por um tratamento anterior.

Além disso, também é importante investir mais na reciclagem dos materiais e resíduos para que os aterros sanitários comportem apenas os rejeitos e não matérias que poderiam ser reaproveitadas e ocupam o espaço dos resíduos orgânicos.

Você pode se interessar também por: Saiba quais são as penas para empresas que cometem crimes ambientais

Conheça a Tema Meio Ambiente

Após entender o panorama do segmento de aterro sanitário, bem como as melhores práticas para aumentar sua vida útil, chegou o momento de conhecer uma empresa que ajuda as organizações a realizarem a gestão dos resíduos sólidos.

Para atender a essa demanda, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como realizar a gestão de resíduos sólidos na sua empresa e, assim, também contribuir para a preservação dos aterros sanitários e, consequentemente, do meio ambiente!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×