Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Saiba o que é o georreferenciamento

Saiba o que é o georreferenciamento

Saiba mais sobre: Saiba o que é o georreferenciamento

Apesar de parecer apenas uma questão burocrática, o georreferenciamento apresenta uma série de benefícios. Saiba mais!

Georreferenciamento é a descrição de um imóvel rural, com suas características, limites e confrontações, a partir do levantamento das coordenadas dos vértices definidores, georreferenciados ao sistema geodésico brasileiro, com precisão posicional fixada pelo INCRA.

Para facilitar o entendimento, de uma maneira mais simplista, georreferenciamento é a inclusão da informação geográfica de uma propriedade rural, a partir de uma imagem ou mapa, em um sistema de referência.

Assim, é possível saber exatamente qual é a localização de um imóvel dentro de um território e permite que todos saibam quais são os limites de uma propriedade.

Para que esse trabalho seja realizado, é preciso levantar dados, cálculos, análises documentais, projetos e desenhos, de acordo com a legislação federal e com a norma técnica do INCRA.

Nesse sentido, a Lei 10.267 de 28 de agosto de 2001 criou o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR), que tornou obrigatório o georreferenciamento do imóvel para inclusão da propriedade no CNIR.

Leia também: Estudo de Impacto de Vizinhança: conheça sua importância!

Entenda o objetivo do georreferenciamento

Além de registrar e tornar público todas características de um imóvel rural, com suas características, demarcações e limites, o georreferenciamento é fundamental para o processo gerencial da propriedade.

Isso porque por meio desse georreferenciamento que o proprietário atualiza a situação cartorial e cadastral de uma propriedade rural.

Além disso, com esses dados, o proprietário também irá unificar e administrar de maneira eficiente todas as informações da propriedade no INCRA, Receita Federal e cartório.

Propriedades que não contam com o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais podem perder diversos benefícios e até mesmo ser penalizadas por não estarem de acordo com a legislação.

Saiba também: Imóvel rural: saiba o que é e entenda os conceitos

Conheça quais são os benefícios do georreferenciamento

Apesar de parecer apenas mais um entrave burocrático criado pelo governo, o georreferenciamento traz uma série de vantagens, inclusive para gestores de empresas agrícolas. Confira:

  • Evita problemas com disputas por terras
  • Melhora a mobilidade no campo
  • Aumenta o controle da lavoura e produtividade
  • Permite o avanço na gestão do negócio

Você pode se interessar também por: CTF - Cadastro Técnico Federal IBAMA: tudo o que você precisa saber!

Conte com a Tema Meio Ambiente para realizar o georreferenciamento da sua propriedade rural

Após entender o que é georreferenciamento, suas características e benefícios, chegou o momento de saber como realizá-lo em sua propriedade rural. Para isso, é necessário contar com empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Para atender a esta demanda,  a Tema Meio Ambiente pode te ajudar! Somos reconhecidos em todo território nacional e considerados líderes regionais em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o seu empreendimento.

Inclusive, realizamos o serviço de Georreferenciamento e obtenção do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) para sua propriedade.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos fazer pela sua propriedade rural!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×