Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

O MAPA INTERATIVO QUE PERMITE VIAJAR NO TEMPO E VER “SUA CIDADE” HÁ 600 MILHÕES DE ANOS

O MAPA INTERATIVO QUE PERMITE VIAJAR NO TEMPO E VER “SUA CIDADE” HÁ 600 MILHÕES DE ANOS

Saiba mais sobre: O MAPA INTERATIVO QUE PERMITE VIAJAR NO TEMPO E VER “SUA CIDADE” HÁ 600 MILHÕES DE ANOS

Há600 milhões de anos, todos os continentes do planeta formavam uma massa únicade terra, que depois começou a se separar.

Vocêjá imaginou como era o pedaço de terra onde hoje fica o Brasil antes doscontinentes se separarem? E onde ficava sua cidade?

Ummapa feito por paleontólogos que perceberam que essa curiosidade é bem comumfoi disponibilizado online e permite ver o desenvolvimento do planeta ao longode diversas eras geológicas.

Entãose você mora em, digamos, São Caetano do Sul - SP, é possível colocar o nome dacidade na barra de busca e acompanhar o desenvolvimento geológico da regiãoonde hoje fica a cidade ao longo de milhares e milhares de anos, conforme oscontinentes foram se separando.

Umabarra de opções permite que você veja como era a Terra em diversos momentos doseu desenvolvimento geológico a partir de 750 milhões de anos atrás até os diasde hoje. E, ao colocar o nome de sua cidade, você consegue ver o ponto onde elase encontrava ao longo dessas enormes mudanças do planeta.

Omapa mostra, por exemplo, que há 260 milhões de anos os continentes já haviamcomeçado a se separar, mas o local onde hoje fica a cidade do Rio de Janeiroficava no meio de uma grande massa de terra, longe do mar.

Nessaépoca — o fim do período permiano — a Terra estava perto da maior extinção emmassa da história, que varreu do planeta cerca de 90% das espécies.

Informações como essa estão disponíveis no mapa para cada uma das eras geológicas mostradas: https://dinosaurpictures.org/ancient-earth#370

Terra em Transe

Aferramenta interativa foi criada por Ian Webster, um engenheiro que éex-funcionário do Google, usando os mapas paleontológicos desenvolvimentos pelogeólogo Christopher Scotese.

Webstercriou a ferramenta, que você encontra no site Dinosaur Database como uma formade ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre o planeta em que vivemos eentenderem conceitos como o movimento das placas tectônicas (grandes massas derocha que flutuam sobre o magma e onde os continentes estão localizados).

Osdados científicos são disponibilizados de uma forma que é simples de usar tantopara professores e alunos quanto para qualquer pessoa curiosa pela história doplaneta.

“Omapa mostra que o nosso ambiente é dinâmico e pode mudar”, disse Websterao canal de notícias americano CNN.

“A história da Terra é mais longa do que podemos conceber, e o arranjo atual das placas tectônicas e dos continentes é um acidente do tempo. Será muito diferente no futuro, e a Terra pode durar mais que todos nós”, afirmou.

Fonte: bbc.com

Clique aqui para cancelar a resposta.

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×