Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Conheça a importância da tecnologia no combate aos crimes ambientais

Conheça a importância da tecnologia no combate aos crimes ambientais

Saiba mais sobre: Conheça a importância da tecnologia no combate aos crimes ambientais

Conheça os principais equipamentos e recursos da tecnologia no combate aos crimes ambientais

Nos últimos anos, a evolução dos aparatos eletrônicos como satélites, gps, drones e até aplicativos para smartphones deu ainda mais força para a tecnologia no combate aos crimes ambientais.

Para se ter uma ideia, todos os anos de 10 mil a 13 mil multas por crimes ambientais são aplicadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), segundo dados levantados pelo Observatório do Clima.

Além disso, o Brasil registrou a perda de 24 árvores por segundo, em 2020, de acordo com relatório do MapBiomas Alerta.

No entanto, a tecnologia no combate aos crimes ambientais tem se mostrado cada vez mais eficaz e ano após ano apresenta aparelhos que ajudam a monitorar e preservar a natureza.

Por isso, preparamos esse conteúdo sobre a importância da tecnologia no combate aos crimes ambientais. Confira!

Leia também: Mudanças climáticas: como será o mundo nos próximos 30 anos?

Entenda o impacto da tecnologia no combate aos crimes ambientais

Atualmente, existem diversos equipamentos que ajudam a monitorar, fiscalizar e a obter dados sobre os crimes ambientais.

Na prática, drones, satélites, computadores de alta capacidade e GPS já são utilizados no Brasil com o objetivo de apoiar as autoridades e penalizar os infratores da natureza.

No Acre, por exemplo, estado que tem 85% de sua superfície coberta por florestas, drones e satélites são usados diariamente para evitar desmatamentos e evitar possíveis queimadas.

Já no Mato Grosso, ferramentas geoecológicas são utilizadas para monitoramento remoto e identificação de crimes ambientais.

No Mato Grosso do Sul, satélites com imagens de alta resolução ajudam a fiscalizar o desmatamento.

Como consequência desta tecnologia no combate aos crimes ambientais, somente em 2020, foram registrados 2.214,31 hectares de desmatamentos, o que provocou autuações no valor de R$ 2.408.300,00, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Por fim, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, em 2020, o Programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), que apoia o combate aos crimes ambientais e ao crime organizado.

Para isso, o recurso conta com tecnologia de última geração para promover imagens em alta precisão de todo o território nacional.

Desta maneira, o Programa Brasil M.A.I.S auxilia na identificação de crimes como tráfico de entorpecentes e crimes ambientais, como fraudes em manejo florestal, desmatamento, mineração irregular e queimadas.

Saiba mais: Consultoria ambiental: entenda sua importância

Conheça a Tema Meio ambiente

Como se sabe, além da tecnologia no combate aos crimes ambientais, as organizações precisam fazer sua parte e seguir as diretrizes de redução de impacto de suas ações à natureza.

Para ajudar as empresas, a Tema Meio Ambiente tem reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos consultores e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua empresa!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×