Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

O que são áreas contaminadas?

O que são áreas contaminadas?

Saiba mais sobre: O que são áreas contaminadas?

Entenda o que são áreas contaminadas e as possíveis ações para evitá-las

As áreas contaminadas são definidas como locais em que existe, comprovadamente, poluição ou contaminação causada pela introdução de substâncias ou resíduos que tenham sido depositados, acumulados, infiltrados, armazenados ou até enterrados.

Nestas localizações, os contaminantes ficam concentrados em subsuperfícies de diferentes compartimentos, como solo, sedimentos, rochas, águas subterrâneas, paredes, pisos e estruturas.

Desta maneira, é causado um potencial desequilíbrio ambiental com possibilidade de prejuízo à saúde humana, além de restrições à utilização do solo e, consequentemente, danos ao patrimônio público e privado e desvalorização de propriedades.

No Brasil, atualmente, grande parte da contaminação é provocada por postos de combustíveis e indústrias de transformação, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo sobre as ações que as empresas podem implementar para evitar as causas das áreas contaminadas. Confira!

Leia também: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Entenda como as empresas podem evitar as áreas contaminadas

Gerenciar adequadamente os resíduos sólidos

O primeiro passo para evitar as áreas contaminadas é realizar a gestão dos resíduos sólidos gerados pela empresa.

Nesta etapa, inicialmente, é necessário realizar todo um planejamento para armazenar, reduzir, reciclar e eliminar, tratar ou destinar adequadamente os resíduos.

Após esse planejamento e a implementação das ações, é preciso certificar-se de que o resíduo destinado para tratamento externo é administrado da maneira adequada, já que a responsabilidade é compartilhada entre o gerador e o receptor.

Cuidados com o solo

Em áreas com risco de vazamentos e derramamentos de líquidos, também é necessário cuidados especiais com o solo. Para isso, é preciso mantê-lo recoberto e com impermeabilização recorrente.

Além disso, é essencial que não sejam enterrados quaisquer tipos de substâncias, sejam matérias-primas, produtos ou resíduos, por exemplo.

Implementar sistemas de drenagem

Para evitar a ocorrência de áreas contaminadas também é importante instalar e operar sistemas de drenagem dos efluentes líquidos industriais, como esgotos sanitários, efluentes do processo, e águas pluviais, para evitar vazamentos no solo e na água.

Realizar manutenções e inspeções preventivas

Por fim, realize revisões, manutenções e inspeções periódicas e preventivas em locais, como tanques, bacias de contenção, tubulações e todas as estruturas que podem causar vazamento de materiais para o solo e água.

Você pode se interessar por: Conheça a importância e saiba como contribuir para a recuperação dos ecossistemas

Conte com a Tema Meio ambiente para realizar a gestão de resíduos sólidos da sua empresa

As áreas contaminadas provocam uma série de prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Por isso, as empresas precisam implementar uma política sólida e eficaz para evitar esse tipo de situação.

Para ajudar essas organizações, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como fazer a gestão de resíduos sólidos para o seu negócio!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×