Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Quais são os impactos ambientais e sociais da reciclagem?

Quais são os impactos ambientais e sociais da reciclagem?

Saiba mais sobre: Quais são os impactos ambientais e sociais da reciclagem?

Em 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. Neste artigo, conheça os impactos ambientais e sociais da reciclagem.

Os impactos ambientais e sociais da reciclagem são diversos e contribuem significativamente para a redução do consumo de matéria-prima, poluição do ar, água e do solo e ainda diminui a quantidade de lixo.

Além disso, a reciclagem também permite a reutilização de materiais e, consequentemente, reduz os impactos ambientais causados por aterros sanitários e lixões, por exemplo, que provocam grande quantidade de chorume e gases tóxicos.

A reciclagem ainda é uma importante fonte de renda para coletores, cooperados e cooperativas, ou seja, o processo também causa impacto positivo no âmbito social.

Vale destacar que, segundo divulgação do Centro de Produções Técnicas, aproximadamente 40% do lixo urbano, no Brasil, pode ser reciclado. No entanto, menos de 10% das cidades brasileiras possuem sistemas de coleta seletiva.

Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre os impactos ambientais e sociais da reciclagem. Confira a seguir!

Leia também: Os desafios do setor industrial em prol do meio ambiente

Conheça os impactos ambientais e sociais da reciclagem

Impactos ambientais

Quando o assunto são os impactos ambientais e sociais da reciclagem, talvez, o mais importante neste momento seja o ambiental, devido a urgência da implementação de medidas de gestão de resíduos sólidos, principalmente para grandes indústrias.

Nesse sentido, o processo de conversão de materiais descartados em produtos de potencial utilidade pode proporcionar diversos benefícios à natureza. Conheça os principais:

  • Diminui a quantidade de material aterrado e jogado a céu aberto
  • Evita a poluição do ar, terra e água
  • Contribui para o manejo adequado dos resíduos sólidos
  • Minimiza problemas associados à doenças
  • Otimiza a utilização de recursos naturais

Impactos sociais

Mas, além dos impactos ambientais, a reciclagem, quando bem implementada, também pode promover benefícios sociais. Confira os mais comuns:

  • Profissionaliza as atividades dos coletores
  • Aumenta a coleta de materiais específicos e prioritários
  • Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
  • Diminui o desperdício
  • Gera renda pela comercialização dos recicláveis
  • Reduz o consumo de energia elétrica na produção de novos materiais

Você pode se interessar também por: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Conte com a Tema Meio Ambiente para realizar o gerenciamento de resíduos sólidos da sua empresa

Como visto, os impactos ambientais e sociais da reciclagem são diversos e as organizações precisam cada vez mais implementar um gerenciamento de resíduos para também contribuir com a sociedade e a natureza.

Para atender a essa demanda, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como obter o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o seu negócio!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×