Saiba mais sobre: Quais são os impactos ambientais e sociais da reciclagem?
Em 17 de maio é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. Neste artigo, conheça os impactos ambientais e sociais da reciclagem.
Os impactos ambientais e sociais da reciclagem são diversos e contribuem significativamente para a redução do consumo de matéria-prima, poluição do ar, água e do solo e ainda diminui a quantidade de lixo.
Além disso, a reciclagem também permite a reutilização de materiais e, consequentemente, reduz os impactos ambientais causados por aterros sanitários e lixões, por exemplo, que provocam grande quantidade de chorume e gases tóxicos.
A reciclagem ainda é uma importante fonte de renda para coletores, cooperados e cooperativas, ou seja, o processo também causa impacto positivo no âmbito social.
Vale destacar que, segundo divulgação do Centro de Produções Técnicas, aproximadamente 40% do lixo urbano, no Brasil, pode ser reciclado. No entanto, menos de 10% das cidades brasileiras possuem sistemas de coleta seletiva.
Diante disso, preparamos esse conteúdo sobre os impactos ambientais e sociais da reciclagem. Confira a seguir!
Leia também: Os desafios do setor industrial em prol do meio ambiente
Conheça os impactos ambientais e sociais da reciclagem
Impactos ambientais
Quando o assunto são os impactos ambientais e sociais da reciclagem, talvez, o mais importante neste momento seja o ambiental, devido a urgência da implementação de medidas de gestão de resíduos sólidos, principalmente para grandes indústrias.
Nesse sentido, o processo de conversão de materiais descartados em produtos de potencial utilidade pode proporcionar diversos benefícios à natureza. Conheça os principais:
- Diminui a quantidade de material aterrado e jogado a céu aberto
- Evita a poluição do ar, terra e água
- Contribui para o manejo adequado dos resíduos sólidos
- Minimiza problemas associados à doenças
- Otimiza a utilização de recursos naturais
Impactos sociais
Mas, além dos impactos ambientais, a reciclagem, quando bem implementada, também pode promover benefícios sociais. Confira os mais comuns:
- Profissionaliza as atividades dos coletores
- Aumenta a coleta de materiais específicos e prioritários
- Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
- Diminui o desperdício
- Gera renda pela comercialização dos recicláveis
- Reduz o consumo de energia elétrica na produção de novos materiais
Você pode se interessar também por: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas
Conte com a Tema Meio Ambiente para realizar o gerenciamento de resíduos sólidos da sua empresa
Como visto, os impactos ambientais e sociais da reciclagem são diversos e as organizações precisam cada vez mais implementar um gerenciamento de resíduos para também contribuir com a sociedade e a natureza.
Para atender a essa demanda, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.
Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como obter o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para o seu negócio!