Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Saiba mais sobre: PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

Área degradada caracteriza-se pela modificação das suas propriedades ambientais, às quais comprometem a composição natural do seu ecossistema e impedem seu retorno natural, exigindo assim a intervenção do homem.

O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) define medidas para a recuperação dessas áreas, de modo que retornem às condições necessárias para uso futuro.

O PRAD é elaborado com base na instrução normativa IN nº 4/2011 e integra o processo de licenciamento ambiental de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, ou após punição administrativa por causa de degradação ambiental.

As opções para a recuperação dependem do grau em que a área foi afetada, podendo ser:

  • Restauração: retorno à sua condição original, ou a um estado intermediário estável. Acontece de forma natural, eliminando os fatores de degradação;
  • Reabilitação: alcança um estado intermediário, mas necessita de intervenção humana;
  • Redefinição: recuperação da área para uso, diferente da situação pré-existente, necessitando de forte intervenção do homem para auxiliar no processo.

O documento deve contemplar: Caracterização da área degradada e entorno; Escolha de proposta de recuperação; Definição dos parâmetros; Adoção de um modelo de recuperação; Detalhamento das técnicas e ações a serem adotadas; Monitoramento e avaliação da efetividade da recuperação; Previsão dos insumos, custos e cronograma.

Para a recuperação existem diversas técnicas que poderão ser aplicadas de acordo com as condições da área degradada, sendo elas: regeneração natural, plantio por sementes ou plantio de mudas.

A escolha depende das características da área, do conhecimento sobre o impacto e da resiliência e potencial para regeneração natural da área.

Precisa elaborar um PRAD? Entre em contato conosco! A TEMA Meio Ambiente presta suporte para avaliação da área, elaboração do projeto e na sua recuperação.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×