Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Saiba mais sobre: ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

OConselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), por meio da Resolução 001/86,define impacto ambiental como:

“Qualquer alteração daspropriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada porqualquer forma de matéria ou energia resultante de atividades humanas que,direta ou indiretamente, afetem: a saúde, segurança e o bem-estar da população;as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas esanitárias e o meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais”.

Ouseja, os impactos ambientais são alterações no ambiente causadas pelodesenvolvimento das atividades humanas no espaço geográfico.

Portanto,podemos identificar aspectos que geram impactos ambientais nos processos, nosprodutos e serviços, nos locais de trabalho e em novos projetos.

Emsuma, o aspecto ambiental é a “causa” e o impacto ambiental é o “efeito”,podendo este vir de quaisquer modificações domeio ambiente, de forma positiva ou negativa.

Comoexemplo, podemos ver a tabela a seguir:

Aspecto Ambiental Impacto Ambiental
Consumo de água Esgotamento de recursos hídricos
Descarte de resíduos sólidos Contaminação do solo
Produção de emissões atmosféricas Alteração da qualidade do ar

Fonte: certificacaoiso.com.br

Com isso podemos perceber que qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental. Sendo que, na maior parte das vezes, infelizmente, esse impacto acaba sendo negativo, resultando em degradação do meio ambiente.

Osempreendimentos que possam causar impactos ambientais negativos devem preparar umEstudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)para que liberem ou não suas atividades.

Ainda,existe a metodologia denominada LAIA (levantamento de aspectos e impactosambientais), capaz de mensurá-los para que, se significativos, possamprovidenciar medidas para evitá-los. Ele é essencial para a gestão ambiental deuma empresa.

No nossoblog você pode encontrar um post explicativo sobre esse procedimento.

Precisa desseserviço? Conta-te nos! A TEMA Meio Ambiente está a disposição para te ajudar.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×