Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

21/09 - DIA DA ÁRVORE

21/09 - DIA DA ÁRVORE

Saiba mais sobre: 21/09 - DIA DA ÁRVORE

Hoje é comemorada a “Festa Anual das Árvores” - versão nacional do “Dia da Árvore”. O dia 21 de setembro foi escolhido por anteceder o início da primavera no hemisfério Sul, o qual pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

A árvore é uma das nossas maiores riquezas naturais e por isso essa data tem como objetivo a reflexão e propagação quanto a sua importância para o equilíbrio do nosso ecossistema e para a vida de cada ser vivo, incentivando a proteção do meio ambiente e a prática de atitudes benéficas para a natureza.

Além de contribuírem para a biodiversidade, muitas delas produzem flores e frutos que servem para a alimentação, ajudam a evitar a erosão do solo, fornecem abrigos para alguns animais e contribuem para a umidade do ar, regulando o clima devido sua evapotranspiração.

Ainda, de algumas espécies delas, é possível extrair certos componentes que temos contato no nosso dia-a-dia, como a madeira, utilizada como matéria-prima em diversas ocasiões, a celulose, componente fundamental para a fabricação de papel, além de outros elementos que possuem aplicabilidade na indústria farmacêutica, na produção de remédios.

Atualmente, uma das maiores preocupações relacionada ao tema sem dúvidas é o desmatamento, o qual prejudica diretamente a população, pois pode provocar erosões no solo, assoreamento de rios, perdas na diversidade biológica e redução de chuvas e umidade do ar.

Sendo assim, esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore (ainda que seja uma atitude nobre e de grande valia), mas deve ser encarado como um momento de conscientização dos nossos atos e suas eventuais consequências.

CURIOSIDADE

No site da ONG Iniciativa Verde é possível calcular a quantidade de árvores necessárias para “compensar” a quantidade de gás carbônico que a sua rotina produz. Que tal realizar esse teste para entender o impacto que causamos ao meio ambiente, muitas vezes sem nem perceber?

Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×