Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

TAXA DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL - IBAMA

TAXA DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL - IBAMA

Saiba mais sobre: TAXA DE CONTROLE E FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL - IBAMA

A TCFA é um tributo que deve ser pago trimestralmente pelas empresas que exerçam atividades potencialmente poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais listadas no Anexo VIII da Lei n° 6.938 de 31 de agosto de 1981. Essa taxa foi instituída pela Lei n° 10.165/2000, a qual alterou a Lei mencionada anteriormente, e está entre as principais cobranças fiscais referentes à proteção do meio ambiente.

Todo contribuinte da TCFA deve estar registrado no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP). Após a inscrição, a taxa começa a ser gerada automaticamente e cabe ao contribuinte emitir a Guia de Recolhimento da União.

O valor a ser pago pode variar de acordo com o potencial de poluição (PP) e o grau e utilização (GU) de recursos naturais de cada empresa, sendo definido por dois critérios: porte econômico e Potencial Poluidor e Utilizador de Recursos Naturais (PPGU). Caso a empresa possua mais de uma atividade potencialmente poluidora ou utilizadora de recursos naturais, deverá pagar a TCFA relativa a apenas uma delas: a de maior valor.

As tabelas a seguir foram copiadas do site do próprio IBAMA para facilitar o entendimento do assunto em questão.

Imagem de TEMA Meio Ambiente

Imagem de TEMA Meio Ambiente

Imagem de TEMA Meio Ambiente

Imagem de TEMA Meio Ambiente

OBS. Algumas entidades são isentas dessa taxa, como: entidades públicas federais, distritais, estaduais e municipais, entidades filantrópicas e aquelas que praticam agricultura de subsistência.

Ficou com dúvida? Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a TEMA agora mesmo!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×