Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

O que é e como funciona a compensação ambiental?

O que é e como funciona a compensação ambiental?

Saiba mais sobre: O que é e como funciona a compensação ambiental?

Entenda o que pode ser feito pelas organizações para cumprirem com a compensação ambiental

Compensação ambiental é uma maneira das empresas contrabalancearem e retornarem os possíveis impactos causados ao meio ambiente. Ou seja, é um instrumento legal para devolverem o que tiraram da natureza.

Nesse sentido, os impactos ambientais são quaisquer atividades que utilizam recursos naturais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras e que possam causar degradação ambiental.

Desta maneira, essas organizações pagam uma espécie de indenização pelos danos ambientais e sociais causados.

Na prática, essa compensação, identificada no processo de licenciamento, pode ser financeira ou em práticas em prol da natureza, como o reflorestamento, por exemplo.

Acompanhe o artigo e saiba mais a seguir!

Leia também: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Entenda como as empresas podem realizar a compensação ambiental

Unidades de Conservação

Existem diversas maneiras que as organizações têm para poder realizar a compensação ambiental. No entanto, existem impactos irreversíveis, como a perda da biodiversidade de uma área, por exemplo.

Nestes casos, o poder público determina que a compensação dessas perdas deve ser realizada a partir da destinação de recursos para manter ou criar as Unidades de Conservação.

Assim, as empresas ficam responsáveis por criar e manter Unidades de Conservação que são áreas com características parecidas com a região impactada.

Compensação financeira

Além das Unidades de Conservação, existem casos em que as organizações precisam pagar uma espécie de multa financeira como compensação ambiental.

Neste caso, o valor a ser desembolsado é determinado pelo órgão licenciador, de acordo com o grau de impacto causado e de critérios técnicos pré-estabelecidos.

Com esses recursos, a administradora do Fundo de Compensação Ambiental deve empregá-los com a seguinte prioridade:

  • Regularização fundiária e demarcação das terras
  • Elaboração, revisão ou implantação de plano de manejo
  • Aquisição de bens e serviços necessários à implantação, gestão, monitoramento e proteção da unidade, compreendendo sua área de amortecimento
  • Desenvolvimento de estudos necessários à criação de nova unidade de conservação
  • Desenvolvimento de pesquisas necessárias para o manejo da unidade de conservação e área de amortecimento

Você pode se interessar por: Conheça a importância e saiba como contribuir para a recuperação dos ecossistemas

Conheça a Tema Meio Ambiente

Agora que você já sabe o que é e como funciona a compensação ambiental, é preciso conhecer empresas que viabilizem o cumprimento da lei.

Nesse sentido, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

No caso do Licenciamento Ambiental, ajudamos a sua organização a conciliar o desenvolvimento econômico junto à conservação do meio ambiente.

Para isso, desenvolvemos um projeto completo, desde o planejamento do seu empreendimento e instalações até a sua efetiva operação.

Entre em contato com os nossos consultores e saiba tudo o que podemos oferecer para o seu negócio!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×