Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA

RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA

Saiba mais sobre: RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA

Ao longo da evolução humana, a atividade antrópica tem causado diversos tipos de degradação ao meio ambiente, seja na exploração de recursos energéticos, crescimento industrial, expansão da agropecuária, até o crescimento populacional desordenado e os problemas com habitação.

No Brasil, entre os ecossistemas mais afetados estão as florestas tropicais, com destaque para a Mata Atlântica que se estendia originalmente sobre 17 estados e cobria grande parte das serras e planícies ao longo da costa brasileira.

A recente preocupação com os desgastes ambientais e a complexidade de se conseguir recuperar os ecossistemas florestais levaram pesquisadores de diversas áreas a investir em estudos para tentar começar a reverter este quadro. Como resultados dessas pesquisas, várias iniciativas de restauração de áreas degradadas foram implantadas ao longo dos últimos anos.

O processo de restauração de áreas degradadas é definido como um conjunto de ações realizadas por especialistas de diferentes áreas do conhecimento que visa restabelecer as condições de equilíbrio e sustentabilidade.

Este tema, embora hoje seja bem difundido, é relativamente recente no Brasil e começou a ser estudado a apenas duas ou três décadas. Contudo, muitos avanços têm sido observados nesta área e muitas pesquisas têm sido desenvolvidas no que diz respeito às técnicas de restauração florestal.

A Resolução SMA 32/2014 estabelece diretrizes e orientações para a elaboração, execução e monitoramento de Projetos de Restauração Ecológica no Estado de São Paulo, além de critérios e parâmetros para avaliar seus resultados e atestar sua conclusão.

A Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui qualificação para realizar este tipo de trabalho, com fornecimento de mudas nativas de qualidade e mão de obra para a realização do plantio, além da manutenção e monitoramento, conforme legislação vigente.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×