Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

RETIRADA DE TANQUES E SUA RELAÇÃO AMBIENTAL

RETIRADA DE TANQUES E SUA RELAÇÃO AMBIENTAL

Saiba mais sobre: RETIRADA DE TANQUES E SUA RELAÇÃO AMBIENTAL

A ocorrência de vazamentos em SASC’s (sistema de armazenamento subterrâneo de combustíveis) tem sido objeto de crescente preocupação, em função dos riscos associados a esses eventos, tanto para a segurança e saúde da população, como para o meio ambiente.

Estes se manifestam, na grande maioria dos casos, tanto como contaminações superficiais provocadas por constantes e sucessivos derrames junto às bombas e bocais de enchimentos dos reservatórios de armazenamento, como pelos vazamentos em tanques e tubulações subterrâneas.

Geralmente são percebidos após o afloramento do produto em galerias de esgoto, redes de drenagem de águas pluviais, no subsolo de edifícios, em túneis, escavações e poços de abastecimento d’água, razão pela qual as ações emergenciais requeridas durante o atendimento a essas situações precisam da participação de diversos órgãos públicos, além do envolvimento do agente poluidor e suas respectivas subcontratadas.

Além dos riscos à saúde pública, explosão e incêndio, esses vazamentos podem acarretar sérios impactos ambientais devido à contaminação do solo e das águas subterrâneas, comprometendo a qualidade dos recursos hídricos e seu uso para o abastecimento.

Buscando impossibilitar eventuais vazamentos e contaminação do solo, alguns cuidados devem ser considerados na retirada de tanques de combustível, que pode acontecer quando ocorre a desativação da planta onde os tanques se encontram ou quando seu tempo de vida útil está próximo do vencimento, podendo ser realizado de 02 formas, sendo elas:

  • Remoção: quando não implica no encerramento de suas atividades;
  • Desmobilização: quando todos os equipamentos dos sistemas de armazenamento e abastecimento são removidos dos locais em decorrência do encerramento das atividades de armazenamento dos combustíveis ou encerramento das atividades no local.

Esses tanques podem armazenar combustíveis, produtos químicos e outras substâncias potencialmente poluidoras do solo e água subterrânea.

Vale lembrar que realizar a manutenção adequada do tanque e, quando necessário, buscar a ajuda profissional para a correta desmobilização ou retirada é a melhor forma de evitar qualquer problema. Fale com a TEMA!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×