Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Entenda o que são EIA e RIMA

Entenda o que são EIA e RIMA

Saiba mais sobre: Entenda o que são EIA e RIMA

Conheça o significado de EIA e RIMA e entenda a importância desses dois documentos para a preservação ambiental

As siglas EIA e RIMA
se referem a Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente, são complementares e importantes para o processo de licenciamento ambiental e preservação da natureza.

Para entender exatamente o que é cada uma, preparamos esse artigo sobre EIA e RIMA. Confira a seguir!

Leia também: O que é e como funciona a compensação ambiental?

Saiba como funciona a EIA e RIMA na prática

Entenda o que é o Estudo de Impacto Ambiental - EIA

O Estudo de Impacto Ambiental é um documento da Política Nacional do Meio Ambiente usado para identificar, prevenir e compensar possíveis alterações ambientais produzidas por ações de humanos ou por obras e construções de empreendimentos.

Esse recurso tem o objetivo de minimizar, mitigar e compensar os impactos causados e até mesmo evitá-los quando a conclusão do estudo for de que as atividades terão grandes alterações e consequências ambientais.

Vale destacar que o EIA deve ser realizado por uma equipe de profissionais multidisciplinares, geralmente empresas terceirizadas, e avaliado por algum órgão regulador ambiental.

Conheça o Relatório de Impacto Ambiental - RIMA

Já o Relatório de Impacto Ambiental é o resumo do Estudo de Impacto Ambiental com as principais informações, bem como a utilização de uma linguagem compreensível para a correta interpretação e entendimento da população.

Neste documento, devem ser apresentadas todas as vantagens e desvantagens de um projeto, além de todas as consequências e impactos ambientais de sua implementação.

Saiba mais: Consultoria ambiental: entenda sua importância

Confira a importância desses dois documentos para a preservação ambiental

Como observado, esses documentos, EIA e RIMA, respeitam as leis ambientais para reduzir e prevenir diversas atividades econômicas que possam causar impacto à natureza.

Desta maneira, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental são essenciais para que as empresas utilizem os recursos naturais da maneira correta, contribuam para o desenvolvimento sustentável e mantenham o equilíbrio do meio ambiente.

Você pode se interessar por: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Conheça a Tema Meio Ambiente

Como visto a EIA e RIMA são documentos complementares, em que o Estudo de Impacto Ambiental contempla o diagnóstico ambiental completo sobre a implementação de um projeto, enquanto o Relatório de Impacto Ambiental traz um resumo do EIA com as principais informações para os órgãos reguladores e população.

Para realizar esses documentos, é preciso contar com uma empresa especializada neste tipo de serviço

Para atender a esta demanda, a Tema Meio Ambiente é a melhor opção!

Temos reconhecimento em todo território nacional e somos considerados líderes regionais em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos consultores e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua empresa!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×