Saiba mais sobre: Entenda o impacto dos crimes ambientais
De poluição visual e sonora até extinção de espécies e redução de mananciais, conheça o impacto dos crimes ambientais e entenda porque evitá-los
O impacto dos crimes ambientais deve ser uma preocupação constante para pessoas e, principalmente, empresas que têm atividades econômicas que causam prejuízos à natureza, como produção de resíduos sólidos, por exemplo.
Nesse sentido, desenvolver e seguir uma política sólida de meio ambiente garante que as organizações não sofram penalizações e multas, que podem chegar até a R$ 50 milhões e o impedimento de continuar suas operações, a depender da infração.
Além disso, seguir boas práticas ambientais também proporciona uma imagem positiva de uma empresa perante ao mercado, ainda mais agora que o ESG - Environmental, Social and Corporate Governance, ou ambiental, social e governança, em português, está em alta.
Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com o impacto dos crimes ambientais. Confira a seguir!
Conheça o que diz a lei sobre o impacto dos crimes ambientais
Antes de entrar na questão do impacto dos crimes ambientais, é preciso entender o que diz a lei.
De acordo com a resolução Conama Nº001 de janeiro de 1986 impacto ambiental é definido como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais”.
Além disso, a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, determina as classificações dos crimes ambientais e as aplicações de pena. Conheça:
- Crimes contra a fauna
- Crimes contra a flora
- Poluição e outros crimes ambientais
- Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural
- Crimes contra a administração ambiental e infrações administrativas
Saiba qual é o impacto dos crimes ambientais
A partir disso, é importante destacar que o impacto dos crimes ambientais está diretamente relacionado ao crescimento demasiado de indústrias e suas produções, das áreas urbanas, do aumento de veículos automotivos e o consumo de combustível, do uso irresponsável dos recursos naturais, além da crescente e constante produção de lixo.
Por consequência, essas ações causam diversos danos ao meio ambiente. Conheça os principais:
- Diminuição dos mananciais
- Extinção de espécies
- Enchentes, inundações e erosões
- Poluição visual e sonora
- Mudança climática
- Destruição da camada de ozônio
- Chuva ácida
- Piora do efeito estufa
Conheça a Tema
Como visto, o impacto dos crimes ambientais é enorme e, para evitá-lo, além de multas e sanções, as organizações precisam desenvolver uma política sólida e estar em conformidade ambiental.
Neste caso, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.
Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.
Entre em contato com os nossos especialistas e conheça todos os nossos serviços!