Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Entenda o impacto dos crimes ambientais

Entenda o impacto dos crimes ambientais

Saiba mais sobre: Entenda o impacto dos crimes ambientais

De poluição visual e sonora até extinção de espécies e redução de mananciais, conheça o impacto dos crimes ambientais e entenda porque evitá-los

O impacto dos crimes ambientais deve ser uma preocupação constante para pessoas e, principalmente, empresas que têm atividades econômicas que causam prejuízos à natureza, como produção de resíduos sólidos, por exemplo.

Nesse sentido, desenvolver e seguir uma política sólida de meio ambiente garante que as organizações não sofram penalizações e multas, que podem chegar até a R$ 50 milhões e o impedimento de continuar suas operações, a depender da infração.

Além disso, seguir boas práticas ambientais também proporciona uma imagem positiva de uma empresa perante ao mercado, ainda mais agora que o ESG - Environmental, Social and Corporate Governance, ou ambiental, social e governança, em português, está em alta.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com o impacto dos crimes ambientais. Confira a seguir!

Conheça o que diz a lei sobre o impacto dos crimes ambientais

Antes de entrar na questão do impacto dos crimes ambientais, é preciso entender o que diz a lei.

De acordo com a resolução Conama Nº001 de janeiro de 1986 impacto ambiental é definido como “qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais”.

Além disso, a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, determina as classificações dos crimes ambientais e as aplicações de pena. Conheça:

  • Crimes contra a fauna
  • Crimes contra a flora
  • Poluição e outros crimes ambientais
  • Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural
  • Crimes contra a administração ambiental e infrações administrativas

Saiba qual é o impacto dos crimes ambientais

A partir disso, é importante destacar que o impacto dos crimes ambientais está diretamente relacionado ao crescimento demasiado de indústrias e suas produções, das áreas urbanas, do aumento de veículos automotivos e o consumo de combustível, do uso irresponsável dos recursos naturais, além da crescente e constante produção de lixo.

Por consequência, essas ações causam diversos danos ao meio ambiente. Conheça os principais:

  • Diminuição dos mananciais
  • Extinção de espécies
  • Enchentes, inundações e erosões
  • Poluição visual e sonora
  • Mudança climática
  • Destruição da camada de ozônio
  • Chuva ácida
  • Piora do efeito estufa

Conheça a Tema

Como visto, o impacto dos crimes ambientais é enorme e, para evitá-lo, além de multas e sanções, as organizações precisam desenvolver uma política sólida e estar em conformidade ambiental.

Neste caso, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e conheça todos os nossos serviços!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×