Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Poluição industrial: como reduzir a emissão de poluentes?

Poluição industrial: como reduzir a emissão de poluentes?

Saiba mais sobre: Poluição industrial: como reduzir a emissão de poluentes?

De redução da geração de resíduos sólidos até o tratamento correto dos efluentes, saiba como diminuir a poluição industrial

Nos últimos anos, a poluição industrial tem sido tema de inúmeras discussões em meio a necessidade emergencial de reduzir a quantidade de resíduos e poluentes gerados e descartados na natureza.

Para se ter ideia, somente no Brasil, existem mais de 300 mil indústrias, segundo a Pesquisa Industrial Anual Empresa.

Essas fábricas provocam diversos impactos ao meio ambiente, como contaminação das águas, devastação de florestas, poluição do ar, aquecimento global, alteração da fauna e da flora, desequilíbrio na cadeia alimentar e muitos outros.

Diante disso, um questionamento comum é: como as indústrias podem reduzir a emissão de poluentes? Confira a seguir!

Leia também: Quais são os impactos ambientais e sociais da reciclagem?

Conheça as principais ações para reduzir a poluição industrial

Diminua a geração de resíduos sólidos

Reduzir a geração de resíduos é um dos principais pontos para diminuir a poluição industrial e o impacto causado na natureza.

Nesse sentido, além de contribuir com o meio ambiente, essa redução de resíduos sólidos também ajuda na economia de custos, diminuição de riscos e acidentes, além de ser benéfico para a imagem da empresa perante ao mercado.

Invista em fontes de energia sustentável

Em seguida, também é importante que as indústrias invistam em fontes de energia sustentável, como a eólica e solar, que ainda ajudam essas fábricas a reduzirem os custos, já que o consumo de eletricidade no segmento, geralmente, é muito alto.

Reduza a produção de gases poluentes

Além da geração de resíduos sólidos e energia elétrica, também é necessário diminuir a produção de gases poluentes, por meio de filtros e outras soluções que auxiliem a reduzir os impactos causados na camada de ozônio.

Evite a utilização de papel

Atualmente, a utilização de papel já não é mais indispensável como antigamente e a tecnologia é uma opção mais eficiente, ágil e sustentável.

Além disso, também é possível investir em projetos de reflorestamento para otimizar a utilização de recursos naturais e compensar a emissão de CO2.

Realize o tratamento correto dos efluentes

Por fim e não menos importante, o tratamento dos efluentes é fundamental para evitar a contaminação do solo e dos rios, além de seguir as regulamentações ambientais.

Assim, também é necessário implementar práticas como água de reúso para atividades como limpeza dos espaços e maquinários da fábrica, por exemplo.

Você pode se interessar também por: 5 principais dúvidas sobre Licenciamento Ambiental

Conheça a Tema Meio Ambiente

Como visto, a poluição industrial precisa ser tratada de maneira urgente e existem diversas possibilidades para que as fábricas atinjam suas metas de contribuição ao meio ambiente.

Nesse sentido, a Tema Meio Ambiente é uma organização reconhecida em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua indústria!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×