Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Os desafios do setor industrial em prol do meio ambiente

Os desafios do setor industrial em prol do meio ambiente

Saiba mais sobre: Os desafios do setor industrial em prol do meio ambiente

Entenda como o reaproveitamento de materiais pode ser um caminho importante para suprir os desafios do setor industrial e reduzir o prejuízo causado à natureza

Os desafios do setor industrial para minimizar o impacto causado ao meio ambiente são enormes e urgentes.

Isso porque todos os anos, aproximadamente, 100 bilhões de toneladas de matérias-primas são extraídas, a partir de recursos naturais, para serem usadas na indústria, segundo publicação da BBC.

Nesse sentido, cerca de metade dos recursos naturais extraídos vai para o setor de construção, que gera um terço de todos os resíduos do planeta e pelo menos 40% das emissões mundiais de dióxido de carbono.

Ou seja, a indústria da construção causa muito mais poluição do que a aviação, que é responsável apenas por 3% das emissões de carbono.

E, apesar de algumas ações para minimizar o impacto causado ao meio ambiente, as indústrias ainda não devolvem à natureza os recursos na mesma proporção em que são utilizados.

Diante deste cenário, confira neste artigo quais são os principais desafios do setor industrial para reduzir os impactos na natureza.

Leia também: O que é e como funciona a compensação ambiental?

Conheça os desafios do setor industrial para reduzir os prejuízos causados ao meio ambiente

Além da utilização demasiada de recursos naturais, o setor industrial também é responsável por grande parte do descarte de resíduos sólidos, que também causam prejuízos ao meio ambiente.

Por isso, além de adotar uma política sólida e estruturada sobre o descarte desses resíduos, entre os desafios do setor industrial, um que tem ganhado destaque nos últimos anos é a possibilidade de reutilização de materiais.

Segundo a mesma publicação da BBC, especula-se que uma tonelada de telefones celulares tenha 300 vezes mais ouro que uma tonelada de minério de ouro da melhor qualidade, além de quantidades significativas de prata, platina, paládio e metais raros.

Ou seja, se as indústrias investirem nessa reutilização de materiais, talvez, a mineração possa ser reduzida em larga escala.

Além disso, bilhões de cabos são descartados todos os anos e o cobre não é reaproveitado.

A partir disso, arquitetos e empresas de construção já estudam como reutilizar esses materiais que descartamos diariamente, com o objetivo de obter diversos tipos de recursos que vão desde concreto e madeira, até riquezas metálicas vindas do lixo eletrônico.

Você pode se interessar também por: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Saiba como a Tema Meio Ambiente pode ajudar sua empresa!

Agora que você já sabe quais são os desafios do setor industrial no que diz respeito à natureza, chegou o momento de contar com uma parceira para que sua empresa minimize os prejuízos causados ao meio ambiente.

Nesse sentido, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para sua indústria!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×