Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

ESG: empresas com iniciativas sustentáveis terão vantagens em financiamentos

ESG: empresas com iniciativas sustentáveis terão vantagens em financiamentos

Saiba mais sobre: ESG: empresas com iniciativas sustentáveis terão vantagens em financiamentos

Conheça as vantagens financeiras oferecidas pelo BNDS para empresas com iniciativas sustentáveis

No segundo semestre de 2021, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que empresas com iniciativas sustentáveis e que investirem em ESG terão menores juros e condições melhores em financiamentos.

Mas o que é ESG? Bem, em inglês é a sigla para Environmental, Social and Corporate Governance, ou ambiental, social e governança (ASG), em português.

Na prática, o ESG é uma política estruturada pelas organizações para minimizar os impactos causados no meio ambiente, além de construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas.

Mais recentemente, Environmental, Social and Corporate Governance também tem sido usado como critério para investimentos, em que os investidores levam em consideração as práticas sustentáveis de uma empresa, além dos índices financeiros.

Nesse sentido, inclusive, segundo o estudo Novos desafios de comunicação e ESG nas Relações com Investidores, da Deloitte, três em cada quatro empresas listadas em bolsa pretendem investir mais em ESG em 2022.

Diante deste cenário, o BNDS, pensando em estimular o investimento em práticas sustentáveis, irá oferecer condições melhores de financiamento para empresas com políticas sólidas de cuidados com o meio ambiente. Saiba mais a seguir!

Leia também: Saiba o que é e como funciona a consultoria ambiental

Saiba quais são as vantagens oferecidas pelo BNDS para empresas com iniciativas sustentáveis

O programa BNDES Crédito ASG irá conceder financiamentos com destinação livre a empresas com iniciativas sustentáveis que se comprometerem a melhorar seus indicadores de sustentabilidade.

Na prática, organizações que cumprirem as exigências mínimas e atingirem as metas estipuladas pelo programa terão redução na taxa de juros.

No entanto, a princípio, esse benefício será disponibilizado apenas para empresas de áreas específicas, como:

  • Cadeia da madeira voltada para reflorestamento
  • Fabricantes de equipamentos para a cadeia de energia renovável e de eficiência energética, mineração e siderurgia
  • Provedores de internet de pequeno porte

Esses segmentos foram escolhidos porque, segundo o BNDS, são empresas de áreas com grande potencial de melhoria em termos ambientais.

No futuro, a ideia é expandir essas vantagens em financiamento para organizações de outros setores.

Cada grupo econômico terá direito a empréstimos de até R$ 150 milhões, com taxa de juros reduzida e prazo total para pagamento de até 96 meses, com carência de até 24 meses.

Para pleitear essas vantagens, as organizações devem protocolar seus pedidos diretamente no BNDES até 31 de dezembro de 2023.

Você pode se interessar por: Consultoria ambiental: entenda sua importância

Conheça a Tema Meio Ambiente

Como visto, o BNDS irá oferecer vantagens em financiamentos para empresas com iniciativas sustentáveis de alguns setores específicos neste primeiro momento.

Mas, para estruturar uma política sólida de redução do impacto causado ao meio ambiente, é preciso contar com uma consultoria especializada.

Para atender a essa demanda, a Tema Meio Ambiente é a melhor opção!

Temos reconhecimento em todo território nacional e somos considerados líderes regionais em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

No nosso serviço de consultoria ambiental, avaliamos tanto as atividades como os projetos de uma empresa, fazendo a relação com o que diz a lei e as normas ambientais existentes, para que a atuação do negócio esteja em conformidade com a legislação.

Fale com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua organização!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×