Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

CERTIFICADO DE REGULARIDADE DO CTF/APP

CERTIFICADO DE REGULARIDADE DO CTF/APP

Saiba mais sobre: CERTIFICADO DE REGULARIDADE DO CTF/APP

O Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e/ou Utilizadoras de Recursos Ambientais (CTF/APP) identifica as pessoas físicas e jurídicas sob controle ambiental e fiscalização ambiental, conforme previsto em legislação federal ou de âmbito nacional, gerando informações para a gestão ambiental no Brasil.

Pessoas físicas e jurídicas que executam atividades passíveis de controle ambiental têm obrigação legal de realizar sua inscrição no CTF/APP de acordo com a Tabela de Atividades e a IN nº 06/2013.

O IBAMA mantém Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com Estados e Distrito Federal, para a gestão integrada de Cadastros Técnicos.

Em razão dos acordos, os órgãos estaduais exigirão das empresas o Certificado de Regularidade do CTF/APP nas seguintes situações:

  • Como condicionante da Licença de Instalação, nos casos de obras de infraestrutura, para a empresa responsável pela execução das obras (Categoria 22 do CTF/APP), declarando a atividade do CTF/APP correspondente à atividade licenciada;
  • Como condicionante da Licença de Operação nos casos de empreendimentos enquadrados nas categorias 1 a 19 do CTF/APP, declarando a atividade do CTF/APP correspondente à atividade licenciada;
  • Como pré-requisito da Licença de Renovação, nos casos de empreendimentos enquadrados nas categorias 1 a 19 do CTF/APP, declarando a atividade do CTF/APP correspondente à atividade licenciada.

Ainda, de acordo com as atividades realizadas, os empreendimentos devem providenciar o Relatório Anual de Atividades e realizar o pagamento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental - TCFA. Além de emitir o Certificado de Regularidade - CR, que atesta a conformidade dos dados com as normas do IBAMA.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×