Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Saiba mais sobre: Responsabilidade ambiental: 5 ações práticas para as empresas

Do acompanhamento da emissão de carbono até a gestão de resíduos sólidos, conheça as principais práticas sobre responsabilidade ambiental

responsabilidade ambiental por parte das organizações tem crescido nos últimos anos, visto que as políticas ambientais tornaram-se mais rígidas e o próprio mercado tem valorizado mais empresas que se preocupam com a natureza.

Neste contexto, segundo pesquisa da União para o BioComércio Ético (UEBT), 89% dos brasileiros consideram importante consumir produtos de empresas que se preocupam em adotar boas práticas de acesso e o uso de insumos naturais.

Além disso, de acordo com o mesmo levantamento, 92% dão preferência a organizações que adotam políticas de respeito ao meio ambiente e à biodiversidade.

No entanto, apenas 14% das empresas pretendem adotar ainda em 2021 relatórios de sustentabilidade e indicadores de gerenciamento de impacto ambiental, segundo o estudo Agenda 2021, da Deloitte.

Diante disso, preparamos este conteúdo com as principais práticas sobre responsabilidade ambiental corporativa. Confira!

Leia também: Conheça a importância e saiba como contribuir para a recuperação dos ecossistemas

Confira 5 ações para empresas sobre responsabilidade ambiental

Acompanhe a emissão de carbono

A primeira ação prática sobre responsabilidade ambiental corporativa é acompanhar e até neutralizar a emissão de carbono.

Para isso, atualmente, existem programas especializados que ajudam sua empresa a calcular a emissão de carbono e ainda indicam quantas árvores precisam ser plantadas, por exemplo, para compensar o lançamento desses gases.

Existem empresas que já conseguem neutralizar 67% da emissão de carbono.

Implemente a logística reversa

A produção de bens, infelizmente, envolve o esgotamento de recursos naturais e, para reduzir o impacto causado ao meio ambiente, as organizações precisam implementar políticas ambientais para desenvolver procedimentos sustentáveis, desde o momento da compra de insumos até a venda do produto final.

Neste caso, a logística reversa é um conceito sustentável que envolve o descarte ecologicamente correto de embalagens e outros itens, por exemplo.

Invista em tecnologia

Dentre as ações práticas sobre responsabilidade ambiental, investir em tecnologia como sistemas e soluções em nuvem, por exemplo, pode ser interessante.

Na prática, trocar servidores que consomem grande quantidade de energia e, consequentemente, geram grande quantidade de emissão de carbono, por sistemas em nuvem, além da sustentabilidade, também contribui para que uma organização reduza seus custos operacionais.

Opte por escolhas conscientes

Realizar escolhas sustentáveis também é uma ótima ação de responsabilidade ambiental que as empresas podem adotar.

Para isso, trocar papéis por documentos online, investir em reciclagem de produtos e redução do lixo eletrônico e implementar o uso de itens produzidos a partir de matéria-prima reciclada formam um conjunto de práticas que, somadas, contribuem para reduzir o impacto ambiental.

Realize a gestão de resíduos sólidos

A gestão de resíduos sólidos por parte das organizações é outra prática fundamental sobre responsabilidade ambiental, já que muitas empresas, principalmente indústrias, produzem grande quantidade de resíduos tóxicos que poluem a natureza.

Por isso, o gerenciamento de resíduos sólidos envolve uma série de etapas como planejamento, procedimentos, implementação e gestão, para reduzir a produção de depósitos, além de viabilizar a coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destino final adequado aos resíduos gerados.

Saiba mais: Entenda o impacto dos crimes ambientais

Conheça a Tema

Como visto, existem diversas práticas relevantes sobre responsabilidade ambiental corporativa e a gestão de resíduos sólidos é uma das mais importantes para empresas e indústrias.

Para ajudar essas organizações, a Tema Meio Ambiente é uma empresa que possui reconhecimento em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.

Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como realizar a gestão de resíduos sólidos para sua empresa!

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×