Alameda Caulim, 115 - sala 501 - São Caetano do Sul - SP

05/06 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05/06 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Saiba mais sobre: 05/06 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O objetivo desse dia é a sensibilização quanto a importância da preservação ambiental.

A partir de 1972, o dia 05 de Junho começou a ter um novo significado. É nesse dia que comemoramos o dia mundial do meio ambiente, que tem por objetivo principal conscientizar a todos sobre a importância da proteção dos nossos recursos naturais, e alertar sobre os perigos quanto a negligência do cuidado com a natureza, principal motivo para os atuais problemas ambientais.

Dentre estes problemas, destacam-se: descarte inadequado de lixo, falta de coleta seletiva e projetos de reciclagem, consumo exagerado de embalagens (sendo plásticas ou não) e de recursos naturais, desmatamento, desperdício de água e esgotamento do solo. Estes são alguns pontos que podemos ajudar fazendo a nossa parte.

Por que essa data?

O dia 05/06/1972 marcou a abertura da primeira das Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano. A reunião durou até o dia 16 e uniu diversos governos e ONG’s. Nela, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

No Brasil, a Semana Nacional do Meio Ambiente busca a conscientização e a cada ano um tema é selecionado para que sejam realizadas campanhas visando mobilizar o cidadão comum, governantes e empresas.

Em 2019, o tema é a poluição do ar, que foi definida como uma das maiores ameaças atuais à humanidade segundo estudo publicado pela GAHP (sigla em inglês para Aliança Global de Saúde e Poluição), pois 9 entre 10 pessoas no mundo respiram ar poluído, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados em 2018. Com isso, percebe-se que este problema afeta não somente o meio ambiente, mas também a saúde humana.

Para que o assunto seja ainda melhor entendido e debatido, a ONU criou um site interativo, que mostra os diferentes tipos de poluição atmosférica que devem ser combatidos. As cinco eleitas como principais são as poluições por meio da agricultura, da indústria, do transporte, do lixo e a doméstica.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial TEMA Meio Ambiente www.temameioambiente.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×