Saiba mais sobre: Segurança alimentar: qual a relação com o meio ambiente?
Entenda como os impactos causados à natureza provocam riscos à segurança alimentar
A segurança alimentar é um conceito que se baseia em 3 pilares: disponibilidade dos alimentos, acesso das pessoas à alimentação e o consumo adequado, de acordo com o ponto de vista nutricional.
Contudo, existem algumas ameaças a esses pilares e são justamente esses perigos que implicam na conexão entre segurança alimentar e meio ambiente.
Isso porque as mudanças climáticas, a escassez de recursos hídricos e a degradação dos solos são alguns desses riscos que colocam em perigo a segurança alimentar.
A partir deste contexto, preparamos esse conteúdo sobre a relação entre meio ambiente e segurança alimentar. Boa leitura!
Saiba também: Quais são os impactos ambientais e sociais da reciclagem?
Entenda a relação entre segurança alimentar e o meio ambiente
A segurança alimentar, conceito desenvolvido na década de 70, é obtida quando todas as pessoas têm acesso físico, social e econômico permanente a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais e preferências alimentares.
No entanto, segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, até 811 milhões de pessoas passaram fome em 2020.
Destas pessoas, a desnutrição infantil ainda persiste em um ritmo alarmante - estima-se que 149 milhões de crianças foram atrofiadas em 2020.
Além disso, de acordo com dados da ONU, atualmente, uma em cada nove pessoas no mundo está subalimentada, o que corresponde a 815 milhões de pessoas com alimentação abaixo dos níveis ideais.
E esse número ainda pode chegar a 2 bilhões de pessoas em 2050, caso nenhuma medida emergencial seja tomada.
Esses dados demonstram que a segurança alimentar é um problema global, mesmo que não afete todos os países.
Vale destacar que os fundamentos para determinar os níveis de segurança alimentar são:
- Disponibilidade
- Estabilidade
- Acesso
- Consumo
Diversos problemas provocaram essa crise na segurança alimentar e os impactos na natureza estão entre os principais. Confira:
- Degradação dos solos
- Escassez de água
- Poluição atmosférica
- Mudanças climáticas
- Explosão demográfica
- Crises econômicas e problemas de governança
Você pode se interessar também por: Os desafios do setor industrial em prol do meio ambiente
Conheça a Tema Meio Ambiente
Após entender a relação entre o meio ambiente e a segurança alimentar, chegou o momento de conhecer uma empresa que ajuda as organizações a tomarem medidas efetivas para reduzir os impactos causados à natureza.
Nesse sentido, a Tema Meio Ambiente é uma organização reconhecida em todo território nacional e é considerada líder regional em regularizações ambientais.
Com o objetivo de fazer parte do desenvolvimento sustentável das indústrias, por meio de suas atividades e iniciativas, a nossa equipe técnica é capacitada para aplicar os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental para o empreendimento.
Entre em contato com os nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua empresa!